ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Natureza Musical: uma experiência de educação musical na educação infantil
Gustavo Kubiack Gorla, Arthur Camargo Guimarães

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Durante o estágio obrigatório do curso de Música, integrado à Residência Pedagógica e a projeto de extensão, no ano de 2018 realizamos uma prática de ensino que buscou proporcionar um ambiente de descobertas e conexões, no qual os alunos percebessem e sentissem a música na natureza e no dia a dia, atribuindo sentidos aos sons. Daí surgiu o tema “Elementos da Natureza” (água, terra, fogo e ar), que teve como objetivo relacionar a música e a vida cotidiana dos alunos. Estabelecendo a relação entre som, movimento e corpo, foram desenvolvidas atividades (brincadeiras musicais, canções infantis, dramatizações de histórias de nossa autoria) pensadas para serem sonorizadas de múltiplas maneiras pelos alunos, envolvendo o corpo, instrumentos musicais e objetos diversos. Como resultado, observamos o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, escuta, memória, musicalidade e principalmente, da percepção de si mesmos em relação ao ambiente que habitam.


Texto completo: PDF