Última alteração: 2019-10-16
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que busca compreender relações entre imaginário e experiência, relacionadas ao simbólico como lugar de construção da docência. O imaginário e a experiência apresentam contribuições para refletir sobre a formação do professor de música, através da construção de significações dos lugares de construção da docência. As discussões sobre a formação de professores têm como embasamento a teoria do imaginário social, de Castoriadis (1982), e autores como Oliveira (2010), que pensam o imaginário como lugar de formação e constituição da experiência. Também nos reportamos a autores que destacam a experiência na formação do professor, tais como Passeggi (2011), Larrosa (2002; 2018) e Bellochio (2003). Assim, buscamos problematizar sobre a formação do professor de música, considerando processos de construção da experiência e sentidos instituídos e instituintes da docência. Esperamos que a pesquisa, e as aproximações conceituais, possam contribuir com discussões sobre espaços e suas significações como lugares na docência, potencializadores de (trans)formação a partir das reflexões acerca da constituição da experiência.