Última alteração: 2019-10-17
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o ensino da percussão na Orquestra Sustentável do PROPAZ-UFRA, programa governamental no estado do Pará, realizado nas dependências da Universidade Federal Rural da Amazônia em Belém. Apresenta uma reflexão sobre música e projetos sociais, bem como uma descrição de técnicas, métodos e materiais utilizados para o ensino percussivo, além de pontuar o processo de seleção, integração, filosofia de trabalho que envolve os discentes e os efeitos do ensino em sua aprendizagem musical. A investigação justifica-se mediante a inquietação de como o ensino da percussão tem sido desenvolvido pelo PROPAZ-UFRA. Sendo a maioria dos alunos oriunda de bairros periféricos de Belém (PA), indagam-se quais as experiências musicais e sociais que a percussão trabalhada no PROPAZ-UFRA acarreta aos alunos. A metodologia deste estudo está centrada na pesquisa ex-post facto (tradução literal de "a partir do fato passado" (GIL, 2002) e na pesquisa bibliográfica sobre o ensino da percussão, estratégias pedagógicas e projetos sociais, bem como na pesquisa descritiva a partir da coleta de dados, por meio da observação e utilização de instrumentos de investigação, a saber, entrevistas realizadas aos envolvidos no projeto, gravações em áudio e em vídeo e fotografias das aulas e apresentações. Como resultado, busca-se a compreensão do ensino da percussão, além da reflexão sobre métodos desenvolvidos a fim de auxiliar outros projetos de grande relevância sociocultural.