ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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[Comunicação] Entre a polivalência e a transdisciplinaridade: caminhos para a formação artística e pedagógica
Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre a questão da formação musical em seus diversos níveis. Ao analisarmos o percurso de consolidação das artes na educação básica, observaremos que as alterações nos textos da legislação que definem a disciplina induzem movimentos de organização/reorganização ao longo do sistema de ensino, numa relação de oferta e demanda. A reflexão iniciará com a análise das alterações do artigo 26 da LDB, lei nº 9.394/1996 e será articulada com considerações provenientes do exame de dados coletados no Ministério da Educação e junto às Instituições de Ensino Superior registradas, com cursos de Licenciatura em Artes. O estudo evidenciará desconexão entre as exigências da educação básica e o ensino superior e apontará a necessidade de revisão dos modelos universitários vigentes de modo a atender as exigências plurais e de atualização constante que recaem sobre os docentes da educação básica. Nesse contexto dinâmico, em que as premissas se reestabelecem, novos paradigmas estruturais e epistemológicos se fazem necessários. As perspectivas disciplinares e multidisciplinares são contrapostas com as interdisciplinares e transdisciplinares apontando caminhos para a concepção de uma nova práxis para o ensino superior.

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