ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


A presente Rede Municipal de Educação mantém constante parcerias com instituições do ensino superior, recebendo em suas unidades educativas universitários para o desenvolvimento estágios curriculares, projetos de extensão e pesquisa. Nos últimos anos, tem aumentado a parceira entre a Universidade e Secretaria Municipal de Educação por meio do ingresso de diversos professores de rede no Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes), modalidade de Pós-Graduação em que os professores pesquisam práticas as práticas escolares em seu próprio contexto de atuação. Tais pesquisas, desenvolvidas no âmbito do Prof-Artes, fazem parte do programa de formação continuada oferecido pela rede municipal, por meio da qual, é facilitado e estimulado o ingressos dos profissionais com a concessão de licença remunerada. Desde 1998, na Rede Municipal de Educação, a formação continuada dos professores de música é entendida pelos gestores neste âmbito municipal, como parte integrante e essencial no processo de transformações das práticas pedagógicas, bem como, no enfrentamento dos desafios no campo da educação na atualidade. Sendo assim, este simpósio tem por objetivo socializar ações as ações formativas entendidas como centralizadas e descentralizadas, seus desdobramentos curriculares, e as articulações com a instituição superior de formação inicial. Neste sentido, destacamos proposições que XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 contribuem na consolidação desta linguagem como área de conhecimento curricular, que fortalecem o posicionamento dos docentes como professores e pesquisadores e que colaboram na ampliação de territórios educativos na trajetória desta área de docência. Deste percurso, queremos ressaltar algumas experiências significativas da formação continuada oferecida pela rede municipal, experiências no âmbito da interdisciplinaridade, na educação das relações étnico-raciais, nos distintos entendimentos e usos e da percussão em sala de aula, bem como nos conteúdos específicos do ensino musical curricular. Buscase, a partir desta experiência municipal, contribuir para que o Ensino Curricular de Música continue conquistando espaços significativos nas escolas brasileiras, seja nos âmbitos municipais, estaduais e federais.

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