ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Tendo como propósito contribuir com as pesquisas ligadas ao uso de ferramentas digitais na formação do professor de música, o presente artigo, que decorre de um Trabalho de Conclusão de Curso finalizado no ano de 2018, busca investigar o uso dos editores de partitura no contexto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Acre. Foram escolhidos cinco editores dentre os mais populares e realizada investigação por aplicação de questionário, visando observar, dentre outras questões, se existe relação entre o tempo de curso e o uso de editores de partitura, o motivo de alguns deles serem os mais utilizados, as dificuldades e facilidades de utilização pelos participantes. Verificou-se que a maioria dos discentes utilizam o MuseScore e que iniciaram o uso dos editores durante o curso de música. Muitas dificuldades são oriundas da falta de informação por parte dos alunos e na busca dessas informações a maioria sana seus problemas através de tutoriais encontrados na internet. Conclui-se que este é um campo que necessita de investimento em pesquisas e confecção de materiais de apoio aos alunos para o manuseio das ferramentas disponibilizadas pelos editores de partitura.

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