ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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[Comunicação] A música popular na Universidade e suas possibilidades metodológicas: contribuições etnomusicológicas e antropológicas.
Rafael Souza Palmeira

Última alteração: 2019-10-10

Resumo


As atividades inerentes aos cursos de graduação em música popular, demandam proposições metodológicas diferentes das adotadas nos cursos dedicados à música erudita. Nesse sentido, este trabalho tem o intuito de refletir a adequação de alguns conceitos e diretrizes etnomusicológicos e antropológicos no âmbito acadêmico voltado ao ensino, pesquisa e prática da música popular, bem como suas possíveis aplicações como ferramentas metodológicas. Para tanto, inicialmente será compartilhada uma breve análise das relações entre educação musical, etnomusicologia e suas atuações no ambiente universitário em questão. Na sequência, procedimentos e conceitos adotados nos trabalhos de Seeger (2015) e Velho (1987) serão explorados a partir das peculiaridades da música popular. Finalizando (e assumindo o ambiente universitário como lugar privilegiado para o estudo, pesquisa e prática da música popular), uma resumida investigação das potencialidades de aplicação do método etnográfico, seus desdobramentos e atuações no neste importante campo da música será realizada.


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