ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Reverberações de saberes na batucada de samba
Chico Santana

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


O trabalho apresenta aspectos dos processos de ensino e aprendizagem característicos de grupos de batucada, a partir de ampla vivência do autor com baterias de escola de samba e blocos carnavalescos, tema de sua tese de doutorado. Tendo como eixo o caso da Bateria Alcalina (Campinas SP), o texto tem como objetivo explicitar de maneira objetiva as principais estratégias - concatenadas - utilizadas para se aprender a batucar. O trabalho dialoga com referenciais da “aprendizagem situada" e “comunidade de prática”, aprendizagem mimética, bem como autores da etnomusicologia. O artigo propõe o conceito de "reverberações de saberes” como uma relação dinâmica entre variados tipos de conhecimentos, habilidades e conteúdos que afetam-se continuamente dentro de um contexto e espaço de aprendizagem. O conceito de reverberação traz a ideia dos saberes em relação dialógica e interativa entre várias pessoas ao mesmo tempo, que apoiam-se mutuamente durante o fazer musical. Nesse sentido a batucada mostra-se como uma prática de resistência ao imperativo individualista atual e como um espaço de convivência de diferenças.


 



Texto completo: PDF