ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Criarte: uma perspectiva a partir da análise do regulamento interno do programa onde se desenvolve a educação musical no município de Resende-RJ
Gustavo Rapozeiro Franca

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Este texto é um recorte da pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo apresentar o Criarte, um programa desenvolvido no município de Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro, que promove aulas de música em distintos formatos. Possui, atualmente, dez professores de música e atende a aproximadamente mil estudantes em sua rede municipal de educação básica. À luz do pensamento de Gohn (2014) sobre os procedimentos de ensino formal, informal e não-formal, bem como o de Kleber (2006) sobre educação musical em ONGs e a noção do ensino como um campo pluridimensional conectado, propõe-se um entendimento acerca do modelo de aulas de música que ocorre atualmente no programa. Por meio de análise documental da legislação municipal e entrevista com o atual coordenador do programa, o texto apresenta uma contextualização geral do Criarte, analisa a proposta expressa no regulamento e demonstra o posicionamento do atual coordenador, esclarecendo o formato como as aulas de música em Resende ocorrem, e como vem se modificando ao longo do período que vai dos anos iniciais da década de noventa aos dias atuais.


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