ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A formação de professores de música e o desafio da constituição de um currículo contextualizado socioculturalmente: percepções de uma pesquisa em andamento
João Valter Ferreira Filho

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compartilhar as reflexões iniciais de uma pesquisa de Doutorado em andamento que busca alcançar a compreensão dos diálogos e interações que têm se estabelecido entre as dimensões curriculares da Licenciatura em Música da UFXX e o contexto cultural no qual se inserem seus licenciandos. A pesquisa, que encontra-se em sua fase de coleta de dados, tem caráter empírico e lança mão de ferramentas múltiplas, tais como pesquisa documental, entrevistas orais, questionários escritos e sessões de grupos autorreferentes. O presente recorte tem como foco principal a compreensão do ensino fornecido atualmente pelo Curso e o delineamento de algumas reflexões no âmbito da transformação curricular.


Texto completo: PDF