ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Do Projeto Guri ao Programa Guri: Um Relato de Experiência sob a Perspectiva Sociocultural da Educação Musical
Andrea Mischiatti Gianelli

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Neste artigo é apresentado um relato de experiência no Projeto e no Programa Guri. O objetivo é discutir a relevância da perspectiva sociocultural da Educação Musical para a compreensão de diferentes contextos não formais de ensino-aprendizagem de Música e suas relações. Para tanto, são trazidos referenciais teóricos da Educação Musical e da abordagem sociocultural como Alsupp, Arroyo, DeNora, Elliott, Geertz, Green, Hennion, Jorgensen, Merriam, Queiroz, Small, entre outros. Para o educador musical, as pequenas narrativas podem proporcionar um melhor entendimento da complexidade desta era, e ampliar ideias que promovam novas e urgentes ações educacionais e culturais. Considera-se importante que o educador musical tenha consciência e engajamento político para o enfrentamento de desafios emergentes no Brasil, em especial os que se referem ao acesso à cultura e à justiça social.


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