ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Professor chorão: ensinando choro na escola
Guilherme Araujo Villela, Helena Nicolau Loureiro

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este é o relato da pesquisa em andamento, realizada em integração com o estágio obrigatório da licenciatura em Música e o programa Residência Pedagógica. O tema é o ensino do choro no contexto da escola de Educação Básica. O objetivo principal da investigação é contribuir para a que a escola possa constituir-se em espaço possível de ensino e aprendizagem do choro, preservando suas características essenciais, mesmo que o processo não reproduza o da transmissão musical e tradição oral. A metodologia adotada consta de tomar-se a prática pedagógica como processo investigativo. O desenho metodológico constitui-se de três etapas, a saber: (1) revisão de literatura e planejamento de ensino; (2) prática de ensino; (3) análise e discussão dos resultados da prática de ensino. Para a realização da segunda etapa, têm-se em vista o modelo CLASP para o ensino de Música e a Metodologia de Grupos Multisseriais de Estágio e Prática de Ensino (GMEPE).

Texto completo: PDF