Última alteração: 2019-10-18
Resumo
O presente trabalho apresenta um relato de experiência que descreve e discute o planejamento e a prática do projeto “Música para olhar do lado de dentro” na Associação Norte Mineira de Apoio ao Autismo (ANDA), na cidade de Montes Claros-MG. As atividades foram realizadas por acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Tutorial, PETARTES/MÚSICA, pertencente ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. O projeto, desenvolvido no segundo semestre de 2018, teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais, da interação social e da linguagem em crianças, de 03 a 09 anos de idade, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O desenvolvimento do projeto foi dividido em três fases: planejamento, execução e avaliação. O planejamento das aulas buscou referencial teórico em Pedagogias da Educação Musical Contemporânea, cujas abordagens metodológicas puderam ser adaptadas para diversos contextos e idades. Nessa etapa, foi realizada uma capacitação para todos (as) os (as) acadêmicos(as) envolvidos (as) no projeto e desenvolvida por profissionais especializados(as) no tema do autismo. Foram ministradas 10 aulas para um total de 34 crianças, tendo a XXIV Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamentos Campo Grande/MS - 11 a 14 de novembro de 2019 ludicidade como norteadora das atividades. Foi possível observar como a musicalização promoveu a melhoria na capacidade dos autistas de se relacionarem com os outros, proporcionando o desenvolvimento musical, emocional e intelectual. O projeto desenvolvido na ANDA vem acrescentar à formação dos acadêmicos (as), oportunizando experiências e proporcionando um crescimento humano e profissional, além de ter oferecido uma situação prática para a atuação na educação inclusiva.