ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este trabalho tem como temática a abordagem da educação musical, bem como a aplicação de metodologias na escola de ensino regular, a fim de compreender a aplicação da educação musical para pessoas com Síndrome de Down. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico, por meio da revisão de literatura em artigos, revistas, anais, que tratam da educação musical inclusiva para crianças com Síndrome de Down e para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com um professor de música do ensino regular que trabalha com crianças com Síndrome de Down. Mediante a entrevista, os resultados encontrados foram a utilização do canto coral, a aula em grupo, o que ocasionou uma interação social entre os alunos. Compreendemos que a educação musical é essencial para o processo de aprendizagem dessas crianças, e que a prática do canto coral nas aulas tem ajudado na inclusão dos alunos com Síndrome de Down, pois esta atividade desperta grande interesse e participação dessa clientela e exercita a recepção dos alunos típicos em relação aos alunos com SD. Portanto, com a atividade do canto Coral, os alunos com SD, embora em face das limitações, sentem estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades, sobretudo a da fala.

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