Última alteração: 2019-10-18
Resumo
Esta comunicação explora, especificamente, depoimentos de alunos do bacharelado e licenciatura em música da UFPB que passaram pelo Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba. A pesquisa tem como suporte teórico os princípios da Logoteoria – ou teoria do sentido de vida – concebida por Victor Frankl (2014), bem como estudos da área da Educação Musical. Numa abordagem qualitativa, a coleta de dados baseou-se na metodologia da história de vida, através de entrevistas narrativas (GIBBS, 2009). Todos os entrevistados, em algum momento de suas vidas, tiveram que fazer uma escolha consciente e autônoma. Decidir-se por fazer música, persistir em sua prática, aprimorando-a para sua formação e atuação profissional, exigiu, de cada um, coragem em admitir que a relação com a música assumia em suas vidas uma significação maior. Concluiu-se que espaços como o da instituição aqui reportada podem apontar para modelos válidos de formação prévia aos estudos de graduação, potencializando o sentido de vida dos sujeitos envolvidos.