Última alteração: 2019-10-17
Resumo
Apesar das discussões e propostas para o ensino de Arte na legislação educacional brasileira, ainda hoje, no contexto escolar é vigente a polivalência docente no ensino de Arte. Sob a perspectiva da Educação Musical Escolar, esta comunicação apresenta e discute a inserção da música no currículo polivalente de Arte em Várzea Grande, Mato Grosso, a partir do planejamento de uma professora de música. O texto apresentado integra pesquisa de mestrado profissional que visa investigar como os/as professores/as licenciados/as em música das escolas estaduais de Várzea Grande-MT abordam e justificam a linguagem artística música no seu contexto de prática docente polivalente. A pesquisa tem natureza qualitativa e utiliza análise documental, entrevistas e observação como técnicas de coleta e geração de dados. Esta comunicação reflete sobre a proposta curricular de Arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos no planejamento de uma professora de música efetiva da rede estadual de educação. Os resultados parciais indicam que o planejamento da professora propõe habilidades no ensino de música que exigem formação musical, como também habilidades específicas das outras linguagens artísticas. Porém, apesar dessa especificidade o estado mantém um único professor para o componente curricular Arte, o que gera a precarização da profissão e a desqualificação da identidade docente da professora, levando à persistência da polivalência na docência em Arte.