Última alteração: 2019-10-17
Resumo
Este trabalho está inserido no contexto de formação em música na educação superior, mais especificamente com foco nos cursos de Licenciatura, com o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa em andamento, que busca compreender a diversidade musical nos cursos de graduação em música da região nordeste. Neste trabalho, apresentaremos os resultados das análises realizadas a partir do Projeto Pedagógico de Curso de três instituições (UFPB, UFRN e UFPE) com destaque para a compreensão da estrutura e do modo de organização do ensino nesses cursos a partir de seus PPCs. Para tanto, tomamos como referencial os estudos de currículo e diversidade propostos no campo da educação musical. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, tendo a pesquisa documental como o principal instrumento de coleta. Os dados foram organizados, categorizados e, posteriormente, analisados com base na análise de conteúdo dos PPCs e da transversalização e relação entre os dados. Os resultados apontam para concepções de diversidade ainda centralizadas pela variedade de repertórios, mas com caminhos sendo traçados na direção de diversidades epistemológicas e metodológicas. As estruturas curriculares estão organizadas em bases fundamentalmente disciplinares, apontando para a iminente necessidade de problematizar e pensar em novas configurações curriculares para os cursos de graduação em música.