ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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[Comunicação] Abordagens educativas potencializando o desenvolvimento musical infantil
Dárlem Brito Brandão

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Este trabalho é resultado da vivência docente na Associação de Educação Social Francisca do Rosário Carvalho/Projeto Esperança e Vida na Amazônia-FRARC/ PEVA, onde a ação configura-se dentro do trabalho voluntário com uma turma de flauta doce, abrangendo a faixa etária de 07 a 10 anos. Tal instituição é constituída como Organização da Sociedade Civil (OSC), em que, por meio da educação social, contempla a música como uma das ferramentas para a transformação do meio sociocultural. Desta forma, tal relato tem por objetivo evidenciar as práticas pedagógicas em educação musical que se mediam no contexto de atuação da referida instituição. Os resultados alcançados apontam para a constatação de que a ludicidade dos instrumentos alternativos em educação musical contribui para que o fazer musical seja significativo aos educandos, potencializando, assim, o seu desenvolvimento.

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