ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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[Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical
Ricardo Soares Ribeiro

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Nas últimas décadas diferentes lugares e situações musicais têm oportunizado um campo fértil para a pesquisa em educação musical através de contextos diferenciados que, distintamente, abrangem tanto espaços escolares como espaços não escolares. O objetivo desse artigo é mostrar alguns dos resultados da pesquisa que versa sobre o ensino e o aprendizado musical na associação Os Gideões Internacionais no Brasil (GIB), levando em consideração sua natureza religiosa. Nessa perspectiva, ressalto a contribuição de autores que tratam mais especificamente dessa temática, tais como Lorenzetti (2014), Louro et. al. (2011) e Reck e Lorenzetti (2014). De forma mais pontual, proponho nessa comunicação uma reflexão resultante da prática musical de um grupo que agrega homens e mulheres com idade média de 60 a 80 anos e que utiliza o canto coletivo acompanhado por instrumentos musicais percussivos, melódicos e harmônicos. O resultado da pesquisa apontou que vários conteúdos musicais são vividos, aprendidos e reforçados através da prática musical ocorrida entre Os Gideões Internacionais no Brasil, dos quais se destacam: transposição, tessitura vocal, ritmo, prática de conjunto, forma, percepção, estruturação harmônica, improvisação, regência, funções de expressividade (intensidade, fermata, ralentando), duração do som, acordes, tonalidade, naipes do coral, textura musical e ornamentação. Nesse sentido, além de proporcionar aos pares a existência de um local distinto com práticas musicais, fica a reflexão aos educadores musicais no sentido de estarem mais atentos aos diferentes significados que a música pode desempenhar, considerando algumas particularidades de seus alunos a exemplo daqueles advindos de algum contexto religioso.


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