ABEM, XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
[Comunicação] As dificuldades em disciplinas voltadas para a prática musical de um curso de Licenciatura em Música: estratégias de estudos e relacionamento com professores
Francieli Fernanda Moreira, Silvia Cordeiro Nassif

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Este trabalho constitui-se a partir de uma pesquisa em andamento de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP/FAPESP. O objetivo do artigo é apresentar parte da análise de dados, à luz de conceitos elaborados pelos autores Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, de entrevistas feitas com alunos graduandos em Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Campinas, a fim de investigar as suas estratégias de estudo para as disciplinas nas quais tiveram mais dificuldade e que são voltadas para a prática musical, bem como seus relacionamentos com os professores das disciplinas em questão, buscando averiguar se existem relações entre os elementos apresentados. A análise de dados das entrevistas nos permitiu levantar reflexões acerca da importância da mediação e afetividade no processo de aprendizagem e problemáticas acerca da estrutura de ensino no âmbito universitário.


Texto completo: PDF