GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO PARA PERFORMANCE DE GRUPO NA UFPELS DE PIANO | |
Mauren Liebich Frey Rodrigues |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
Como se faz repente? um estudo com cantadores da cidade de Paulistana - Piauí | PDF () |
Ana Raquel de Sousa, Matias Rodrigues da Silva, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues |
Lydia Hortélio e Educação Musical: o brincar para as aulas de música na educação infantil | |
Gabriela Rabelo |
GTE 3 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Relastories docentes: relato de uma experiência avaliativa usando as redes sociais no Programa de Residência Pedagógica | |
Rafael Rodrigues da Silva |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Ensino de Música na Alcanorte: Aulas de Canto para uma comunidade abandonada pelas políticas públicas. | |
Brena Rocha Da Silva, Giann Mendes Ribeiro |
UM CALEIDOSCÓPIO DO ENSINO DE MÚSICA: métodos, estruturação, atuação profissional e experiências em cordas friccionadas | |
Vania MALAGUTTI, Cassia Virginia Coelho de Souza, Mary Hilary da Cruz Moreira, Nicole Reis, Eliel Neris Joaquim, Ainoã Santos Cruz |
Como a Educação Musical em Roraima está se (re)configurando após a imigração de professores/as venezuelanos/as? Uma revisão bibliográfica | |
Yalexis Yale Rondón Cassiani, Rafael Branquinho Abdala Norberto |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
EMPODERAMENTO E PROCESSOS FORMATIVOS DE MENINAS E MULHERES GUITARRISTAS: um estudo com a pesquisa (auto)biográfica | |
Victória Nunes Rodrigues |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Vanguarda Musical Negra na Cena Artística Abolicionista (1880-1882) | |
Marcia Carnaval de Oliveira, Celso Garcia de Araújo Ramalho, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Irapuan R. Santos |
Som, racialidade e território: dispositivo de racialidade e pedagogia da emergência no ensino superior em música. | |
Felipe Merker Castellani, Gabriel Rodrigues Soares |
Ensino do Samba e BNCC: algumas considerações | |
Fabricio Spezia Ferreira, Leonardo Matheus Souza Ribeiro |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Curso de Musicalização Infantil da Unimontes: contribuições para a formação inicial docente dos/as integrantes do Grupo PET Artes Música | |
Thiago Martins de Menezes Costa, Keila Resende Costa, Max Sandro Dias Vieira, João Victor Santos Soares de Carvalho, Maria Odília de Quadros Pimentel |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Sugestões de Debora Gurgel para o desenvolvimento da expertise de estudantes na prática do piano popular | |
João Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos |
Pedagogia Vocal: Práticas de Corpo e Voz | |
Igor Canhete Rondon |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
O Ensino Médio e seus atuais desdobramentos curriculares no Projeto Bandas nas escolas do estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
Atividades musicais a partir das músicas dos alunos | |
Fernando Macedo Rodrigues |
A flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica no estado do Espírito Santo | |
Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Marcelo Rodrigues de Oliveira |
O Expressionismo sobre o Ensino da Arte no Ensino Médio: experiências no estágio curricular supervisionado III | |
Raquel da Silva Araújo Ribeiro, Thaise Cristina Marcelino Matias, Clarice Santiago Silveira, Daniela Glicea Oliveira da Silva |
O PIBID na escola e o Núcleo Música | |
Regiana Blank Wille, Rodrigo Xavier, Tatiane Reboredo, Luana Medina de Barros |
EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: UM ESTADO DO CONHECIMENTO DOS PERIÓDICOS E EVENTOS EM MÚSICA | |
CLEYTON OLIVEIRA TIBURCIO, Giann Mendes Ribeiro |
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio | |
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE |
A Sonorização do Mito do Uakti: análise da gravidade semântica em uma aula de criação | |
Lucas Rodrigues Ribeiro |
Narrativas enviesadas: entre ser músico e tornar-se professor, reflexões a partir do (des)envolvimento no Pibid-Música | |
Ele Ribeiro Oliveira, Ela Ramos Reciolino |
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
Desenvolvimento musical de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma pesquisa em andamento | |
Gabryelle de Lima Pereira, Monica Cajazeira Santana Vasconcelos, Lenilce da Silva Reis |
Dispositivo para o Posicionamento dos Dedos de Pessoas com TEA no Arco do Violino, Viola e Violoncelo: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical | PDF PDF |
Áureo Déo DeFreitas Júnior, Jéssika Rodrigues da Silva, Douglas Rondon, Rafaela Alcantara Barata |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Reflexões sobre a escolha, implementação e análise de abordagens metodológicas para o ensino de História da Música em cursos superiores | |
Matheus Silva Rocha |
Caracterização e trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2018 a 2022 | |
Giann Mendes Ribeiro, Anne Valeska Lopes Da Costa, Nicholas Vinicius Araújo Pinheiro, Brena Maria da Rocha Silva |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
As vivências musicais na igreja evangélica e seu impacto no cantar gospel | |
Vinicius Cimirro Rodrigues, Lúcia Helena Pereira Teixeira |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .