GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
A leitura à primeira vista ao piano: Four Star Sight-Reading and Ear Tests, de Boris Berlin e Andrew Markow | |
Pedro Henrique Brinck Camargo, Fátima Graça Monteiro Corvisier |
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos | |
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves |
O ensino de piano em uma instituição de educação profissional em música: reflexões a partir do currículo | |
Alexandre Lucas do Carmo Contente |
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO | |
Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges |
A composição como aporte didático nos processos de ensino e aprendizagem de piano: um relato de experiência | |
Matheus Viana Alves, Mirna Azevedo Costa, Patrícia Valadão, Aline Azevedo |
GTE02 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Currículo de Música na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: Em debate | |
Noemi de Almeida Góes Teixeira, Anderson Carmo Carvalho, Eliete Vasconcelos Gonçalves |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Formação de performers em coros infantojuvenis: abordagens metodológicas | |
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese |
Missa Afro-Brasileira (de Batuque e Acalanto) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: aspectos históricos, musicais e relato de experiência de gravação | |
Angelo José Fernandes, Leandro Augusto Cavini, Andrew Aleixo Marinho |
GTE05 - Ecologia acústica, expressão vocal e práticas criativas
Identidade Sonora Oculta do Casarão: Pesquisa Artística e Estudos Interdisciplinares | |
Erik Gabriel Cunha Linhares |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
A formação continuada em Educação Musical para professoras unidocentes a partir de um projeto de extensão | |
Carolina Cardoso da Silva Rosa, Djeniffer Heinzmann Chassot |
Música no processo de formação integral dos alunos no Curso de Magistério da Escola de Educação Básica de Araranguá, SC | |
Conceição de Maria Cunha, Sérgio Luiz Figueiredo |
Intervenções Musicais na Educação Infantil: um relato de duas pedagogas em formação | |
Bárbara Canuto, Dayane Fernandes, Luciana Requião |
Palavra território: música e liberdade | |
Bianca Oliveira Cardoso, Dulcimarta Lemos Lino, Luciane Heinski |
O fenômeno da liberdade: encontro da música, infância e educação | |
Bianca Oliveira Cardoso |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
A pesquisa (auto)biográfica no Brasil e suas interfaces com a educação musical: um estudo inicial | |
Pâmela Barroso de Araújo Cruz, Jéssica de Almeida |
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações | |
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical | |
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira |
INTERFACES ENTRE MÚSICA E LITERATURA: Uma análise do poema Violões que choram, de Cruz e Souza. | |
Juliano Cássio da Silva Conceição |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Vivências musicais envolvendo bebês e famílias: um relato de experiência | |
Ana Lucia Lutckmeier, Djeniffer Heinzmann Chassot, Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças | |
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo |
Aprendendo e ensinando música a 4 mãos: relato de experiência de duas professoras de musicalização infantil na Paraíba | |
Samma Mascarenhas Mendonça, Ana Rosa Cabral |
As relações entre as aulas de música e o desenvolvimento comunicativo infantil: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular | |
Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Aprendizagem musical de coro adulto em ambiente on-line nos aspectos da autorregulação da motivação | |
Sandra Regina Cielavin |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Participação infantil na aula de música: crianças surdas e impactos nas trajetórias escolares | |
Sandra Mara da Cunha, Marcelo Lehmkuhl, Giovana Heloisa Lima |
Educação Musical em Moçambique: Reflexões e desafios | |
Julio Chinguai Chinguai |
GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo
Educação musical para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): proposta de atividade musical com o auxílio de Tecnologia Assistiva | |
Roger Vieira Cunha, Adriana do Nascimento Araújo Mendes |
GTE15 - Ensino Instrumental
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem | |
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo), Klesia Andrade |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Grupos de pesquisa e ferramentas digitais: caminhos possíveis para a formação de professores de música | |
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Helenise Cruz Conceição, Emília Silva Souza |
Metodologias Ativas em Educação Musical: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem a distância | |
Adriana Napoli, Giancarlo Barletta, Francine Kemmer Cernev, Melissa da Costa Corusse |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
O conhecimento musical na ótica da filosofia da educação musical anglófona | |
Renato de Carvalho Cardoso |
MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA: PROJETO INSTITUCIONAL DE CONSERVAÇÃO E DIFUSÃO DE CANÇÕES DE AUTORIA FEMININA NO PARÁ, DA BELLE ÉPOQUE ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX | |
Dione Colares de Souza, Leonardo Jose Araujo Coelho de Souza |
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
Recursos, interações e desafios do projeto de extensão “Baque do Pampa” no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da UNIPAMPA | |
Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Fernanda Pires Matos Correa |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
O não-lugar das mulheres instrumentistas na música popular: “Eu sei que tenho que chegar e tocar muito” | |
Silvia Rocha Costa, Carla Silva Reis |
GTE19 - História da Educação Musical
La Sección Femenina y su labor en la formación de maestras de música durante el franquismo | |
Elisabet Corzo González |
“Semana da Música” – resistência, manutenção e valorização da atividade musical nas escolas do Estado da Guanabara (1960-1975). | |
Vanessa Weber de Castro |
José do Patrocínio Marques Tocantins: trajetória de um agente dominante no campo de produção musical na Vila Boa de Goyaz no século XIX | |
Guilherme Braga de Carvalho, Flavia Maria Cruvinel |
A criação do Bacharelado em Música da UFPB: consolidação da instituição de ensino superior na Paraíba | |
Vania Claudia Camacho |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
Um estudo de catalogação de atividades musicais que dialogam com conteúdos da Apostila de Rítmica da Fundação das Artes de São Caetano do Sul | |
Guilherme Biribilli Alves, Isamara Alves Carvalho |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
Os timbres dos atabaques do candomblé ketu em Santa Catarina: categorização, aprendizagem e modos de articulação. | |
Luciano da Silva Candemil |
A Educação Musical para as Relações Étnico-Raciais na formação inicial de professores(as) de Música: algumas reflexões preliminares | |
Valnei Souza Santos, Flávia Maria Chiara Candusso |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
REDES DIGITAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE INSTRUMENTO MUSICAL: uma pesquisa em andamento. | |
Antonio Chagas Neto, Jusamara Souza |
GTE25 - Outro grupo
DIMENSÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | |
Yanaêh Vasconcelos Mota, Fernanda Gomes de Amorim, Anne Valeska Lopes da Costa, Elaine Martha Daenecke, Suelena Borges Horn, Gabriela Garbini Wenning, Luciana Del-Ben |
Habitus conservatorial: apropriações do conceito nos anais do Congresso Nacional da ABEM (2012 – 2020) | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Debora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Amanda Martins Barbosa |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .