Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

As concepções de infância: implicações para a Educação Musical PDF
Anderson Carmo de Carvalho, Silvia Sobreira
Instrumentos Para Revisão da Produção Científica em Educação Musical PDF
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Geziel Rosa Eleres, Thonny Ricley da Silva
Grupo Estudo Contemporâneos em Música: a inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de música PDF
simone marques braga, Tais Dantas Silva, Claudia Elisiane Ferreira Santos, Fabricio Dalla Vecchia, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira
Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida PDF
Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val

GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada trazendo como perspectiva o pensamento decolonial PDF
Valnei Souza Santos
Reverberações de saberes na batucada de samba PDF
Chico Santana
Imaginário e Experiência: potencializadores na formação do professor de música PDF
Ivan Carlos SCHWAN, Washington Nogueira de ABREU
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 PDF
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves

GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Processos didáticos em uma atividade Orff-Schulwerk para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. PDF
Cassiano Lima da Silveira Santos, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
ENSINO APRENDIZAGEM MUSICAL: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG PDF
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves
Educação Musical e Flauta doce: analisando os aspectos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir de uma prática de estágio PDF
Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sinésio Adolfo Fröder
Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS PDF
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá PDF
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral
Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula PDF
Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro
O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém PDF
Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 PDF
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura
Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise pdf
Marcus Venicius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Pibid Música no Centro de Período de Tempo Integral ‘Ismael Silva de Jesus’- Goiânia PDF
Aurélio Nogueira Sousa
Funk e cultura popular em foco no PIBID PDF
Marcos Santana Sales

GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

Adultos também se divertem: relatos de jogos musicais como recurso de aprendizagem para o ensino técnico-profissionalizante PDF
Ediel Rocha de Sousa
A Importância da Aprendizagem de um Instrumento Musical PDF
Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Lucas Nascimento Braga Silva
“É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado PDF
Maura Penna, Susie Santos, Ana Luiza Pinto, Rodrigo Lisboa, Andréa Santos
Arranjo coletivo: perspectivas sobre a prática criativa em Canto Coral PDF
Ediel Rocha de Sousa, Guimely Melo dos Santos
Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio PDF
Augusto Schneider, Daniele Isabel Ertel

GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Situação profissional de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU: um estudo sobre as atividades remuneradas na área de música PDF
Juraci Alves Silva Neto, Cíntia Thais Morato
Diversidade nos Cursos de Licenciatura em Música na Região Nordeste: Perspectivas, implicações e aplicações nos PPCs de três universidades PDF
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Carla Pereira dos Santos, Luis Ricardo Silva Queiroz
A reformulação dos PPC´s da Licenciatura e do Bacharelado em Música da UFCG: traços de uma experiência colaborativa PDF
João Valter Ferreira Filho, Vladimir Silva
Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB PDF
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes

GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Educação Musical e Educomunicação: possibilidades indicadas por pesquisa em andamento PDF
Eduardo Assad Sahão
Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre PDF
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini
O Ensino de Música Online: o uso da videoaula como ferramenta na educação musical PDF
Thiago Alex Silva, Pamella Castro Rodrigues Campos

GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino PDF
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular PDF
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva
Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 PDF
Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho
O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social PDF
Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão
Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar PDF ()
Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes

GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 PDF
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. PDF
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima
Estratégias Didáticas para o Ensino de História da Música: relato de experiência em duas escolas públicas de ensino especializado em Belém PDF
Sandra Ferreira Noronha, Brenda Karoline Costa Siqueira
Flor de lótus: laboratório de estágio do curso de Licenciatura Plena em Música PDF
Darleanne Silva Lacerda, Ritielly Silva Santos
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino PDF ()
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos
Pedagogas em formação e suas autopercepções com relação à (des)afinação no canto PDF
Silvia Garcia Sobreira, Maura Penna

GT 4.2 – Formação inicial e continuada

Expectativas de ingressantes comparadas às visões de veteranos de um curso de licenciatura em Música PDF
Anke Waldbach Braga, Silvia Sobreira
Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores PDF
Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini
O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá PDF
Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .