Políticas das Modalidades

GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

A pesquisa em educação musical, tendo como base dimensões teóricas e metodológicas que configuram os estudos da área na atualidade, a atuação de grupos de pesquisa e práticas investigativas individuais; o fomento e as políticas públicas de financiamento à pesquisa; as inter-relações entre pesquisa, ensino e extensão; e as perspectivas para a produção do conhecimento, tecnologia e inovação na área.

 

O GT tem como finalidade abordar a pesquisa como estratégia de produção de conhecimento, seu contexto e suas condições de produção. Trabalhos que tenham como propósito apresentar pesquisas realizadas ou em andamento, sem aprofundar a discussão dos temas antes nomeados, devem ser submetidos a outros GTs.

Diretores
  • Caroline Caregnato
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GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

Dimensões epistemológicas da educação musical, evidenciando revisões e quadros teóricos, linhas de pesquisa, relações interdisciplinares, entre outros aspectos que marcam o pensamento e as reflexões educativo-musicais na contemporaneidade.

Diretores
  • Tainá Maria Façanha, UEPA
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GT 1.3 – História da educação musical

Abordagens históricas da educação musical, com ênfase na compreensão diacrônica ou sincrônica de diferentes fenômenos, contextos, modalidades e níveis de ensino e aprendizagem da música, a fim de evidenciar traços singulares que marcam histórias da formação musical na sociedade.

Diretores
  • Fernando Lacerda
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GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

Processos, situações e/ou propostas diversas de ensino de música em escolas de educação básica, como projetos curriculares e/ou extracurriculares, legislação, metodologias, entre outros aspectos que abranjam educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, e contemplem a integração da escola com a sociedade.

Diretores
  • Jucélia Estumano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
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GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

O ensino e aprendizagem de música nas escolas especializadas (conservatórios, instituições privadas, cursos técnico-profissionalizantes etc.) contemplando aspectos metodológicos, diretrizes curriculares, atuação profissional, entre outros aspectos.

Diretores
  • Ana Paula Amaral
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GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

Concepções de currículos e metodologias de educação musical no ensino superior, abrangendo a legislação educacional vigente, projetos político-pedagógicos, planejamentos e práticas pedagógico-musicais.

Diretores
  • Maíra Andriani Scarpellini, Universidade Federal do Acre
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GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

O ensino de música em espaços socioculturais diversos como ONGs, OSCIPs, fundações, associações comunitárias, igrejas, escolas livres de música, manifestações da cultura popular, bem como contextos culturais diversos não institucionalizados.

Diretores
  • Marcus Bonilla
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GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

Perspectivas, políticas, alternativas e avaliação de cursos de educação musical a distância; produção de materiais didáticos; criação e aplicação de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem musical; diretrizes para o ensino da música no cenário tecnológico contemporâneo.

Diretores
  • José Ruy Henderson Filho
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GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

Projetos e práticas educativo-musicais que contemplem aspectos ligados à educação inclusiva em diferentes níveis e espaços de ensino, abrangendo temas como: educação musical em ações com pessoas com deficiência; educação musical como forma de inclusão social; educação musical e suas implicações na ruptura de preconceitos e opressões (racismo, misoginia, LGBTfobia, classismo, capacitismo, xenofobia,  LGBTfobia, etarismo etc.).

Diretores
  • Edna Soares, Universidade Federal do Amazonas
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GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores/as

Práticas educativo-musicais vinculadas ao processo de formação do/a educador/a musical, contemplando experiências docentes, no campo da música, consolidadas em estágios e programas institucionais de formação docente.

Diretores
  • Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)
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GT 4.2 – Formação inicial e continuada

A formação de professores/as de música para atuação nos diferentes espaços de ensino e aprendizagem da área; a formação continuada de professores/as de música atuantes na educação básica; a formação musical de pedagogos/as em atuação; a formação de professores/as e tutores/as de música na educação a distância etc.

Diretores
  • Jefferson Amâncio de Souza Mendes da Silva, Universidade Federal do Maranhão
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GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

Processos de formação de professores/as de música em projetos e cursos emergenciais e/ ou alternativos, tendo como foco a capacitação de músicos/as, pedagogos/as e outros/as profissionais para a atuação docente no campo da música.

Diretores
  • Lucyanne Afonso, Universidade Federal do Amazonas
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