GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
O uso da motivação extrínseca para incentivar a prática do piano em casa: relato de quatro atividades para crianças e adolescentes | |
Ana Paula Machado Simões |
Promoção da Autorregulação da Aprendizagem: sugestões didáticas para o contexto do Ensino de Piano em Grupo | |
Dayse Gomes Mendes |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
Investigação das Práticas Pedagógicas Musicais no Ensino Regular | |
Bruna Carolina de Oliveira Mendes |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Práticas artísticas e musicais: investigando modos de interação de crianças com e sem deficiência. | |
Denise Andrade de Freitas Martins |
MÙSICA NA APAE: INVESTIGANDO PROCESSOS EDUCATIVOS E O VÍNCULO MATERNO-INFANTIL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA | XML PDF |
Bernardo Neves Paes Ferreira, Otávio Augusto Carboni Queiroz, DENISE ANDRADE DE FREITAS MARTINS |
UM CALEIDOSCÓPIO DO ENSINO DE MÚSICA: métodos, estruturação, atuação profissional e experiências em cordas friccionadas | |
Vania MALAGUTTI, Cassia Virginia Coelho de Souza, Mary Hilary da Cruz Moreira, Nicole Reis, Eliel Neris Joaquim, Ainoã Santos Cruz |
Ensino Coletivo de Música e a Educação Humanizadora: o papel do professor | |
Douglas Henrique Lemes, Vânia Malagutti, Mary Hilary da Cruz Moreira, Matheus Simões Machado, Vanderlei dos Santos, Natali Mariane de Paula Ferreira |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Movimento (auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: análise de artigos científicos | |
Marcos Francisco Maciel, Jéssica de Almeida |
JOSÉ FELIPE DE CARVALHO TORRES (1912 – 2004): biografia e análise descritiva do Concertino para trompete e orquestra (1971) | |
Clayton Juliano Rodrigues Miranda |
Narrativas em educação musical na pesquisa (auto)biográfica | |
Mônica Luchese Marques, teresa Mateiro, Bárbara Trelha, Lionar Lavratti |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Músicas afrodiaspóricas e dos povos originários: um olhar sobre o currículo do curso de Licenciatura em Música do[NOME DA INSTITUIÇÃO]. | |
Camila Yasmine Magalhães, Matheus Henrique Barros |
Som, racialidade e território: dispositivo de racialidade e pedagogia da emergência no ensino superior em música. | |
Felipe Merker Castellani, Gabriel Rodrigues Soares |
Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares | |
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Reflexões sobre a música infantil a partir da experiência de um Estágio Docência: discussões, encontros e vivências | |
Fabrício Malaquias-Alves |
A música no processo de aquisição da fala de crianças de 0 a 3 anos | |
Fernanda Carolina Barbosa de Oliveira, Cristiane Abreu Migon |
Curso de Musicalização Infantil da Unimontes: contribuições para a formação inicial docente dos/as integrantes do Grupo PET Artes Música | |
Thiago Martins de Menezes Costa, Keila Resende Costa, Max Sandro Dias Vieira, João Victor Santos Soares de Carvalho, Maria Odília de Quadros Pimentel |
[Comunicação] O ENSINO DO CANTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA COM BASE NA FISIOLOGIA DA VOZ | |
Viviane Alves Kubo, Lyandra Melgarejo Seffrin |
A importância das vivências musicais nos processos educacionais das práticas corais | |
Ana Carolina Martins, A Gabriela Dantas Lopes |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Concurso do Ministério Público do Trabalho: compor, gravar e editar uma música e um clipe com discentes do 7º ano de uma escola pública | |
Bruno Torres Melo |
Doralice em tempos digitais - Utilização da ferramenta educacional Arranjo Aberto em ambiente virtual | |
Gabriela Mello Machado |
O Uso do Áudio nas Aulas de Instrumentos Musicais a Distância e o Diálogo Educacional: Um Estudo no Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de XXX | |
Paulo Roberto Affonso Marins |
Contribuição para o ensino de música em ambientes digitais por meio de cursos online | |
Rodrigo Trigueiro Fagundes Belmont, Gutenberg de Lima Marques |
Ouvintes criadores: uma experiência pedagógico musical mediada pelas tecnologias digitais | |
Mateus Lanzarin Martins, Maira Ana Kandler |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola | |
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius Cardoso de Matos |
Vivências musicais no ensino fundamental: análise da gravidade semântica em uma sequência didática | |
Luiz Guilherme Mohallem Martins |
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves |
O Expressionismo sobre o Ensino da Arte no Ensino Médio: experiências no estágio curricular supervisionado III | |
Raquel da Silva Araújo Ribeiro, Thaise Cristina Marcelino Matias, Clarice Santiago Silveira, Daniela Glicea Oliveira da Silva |
Escolas de educação básica como espaço de formação de licenciandos em música | |
Alinne Martins de Souza, Marisleusa de Souza Egg, Camila Fernandes Figueiredo, Gislene Natera, Teresa da Assunção Novo Mateiro |
Práticas musicais entre meninas no contexto de uma girl band em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia | |
Áudrea da Costa Martins |
Práticas decoloniais no contexto escolar: lugar de construção | |
Elizandra Martins Miranda, Danieli Veronica Longo Benedetti |
Ensino de Música por meio de representações visuais | |
Rodrigo Honorato Matos |
Ensino de música no método Montessori: materiais e planejamento no contexto da experiência profissional. | |
Beatrís Mengarda |
Sobre o tempo: relato de um projeto interdisciplinar dos componentes curriculares Música e Teatro em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental | |
Joana Lopes Pereira, William Fernandes Molina |
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
O Ser Humano Acima dos Números: A Perspectiva do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ingride Miranda da Silva Narciso, A Julia de Oliveira Bolina |
Educação musical e TDAH: algumas reflexões a partir de uma revisão de literatura | |
Bruna Santos Miranda |
Uma Análise dos PPCs das Licenciaturas em Música das IES Públicas do Brasil entre 2022 e 2023 | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ana Roseli Paes dos Santos |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins |
Educação a Distância na – e para – a Educação Musical: múltiplos olhares e contextos em um componente curricular | |
Renan Moretti Bertho, Alana Oliveira Magalhães, Eliene dos Santos Bergens, Mateus Nascimento Barbosa |
Estratégias didático-metodológicas no Componente Curricular Práticas Musicais Coletivas na Licenciatura em Música a Distância da UNEB | |
Elisama da Silva Gonçalves Santos, Desirée Johanna Mesquita Mayr, Solon Santana Manica, Carlos Eduardo Sueitt Garanhao, Aurélio Nogueira de Sousa |
Desafios da Educação Musical em redes: produção de conhecimento em diálogo com a Etnomusicologia | |
Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Patrimônio musical brasileiro como um pilar pedagógico-decolonial para os cursos de música popular: reflexões a partir do PPC do Bacharelado em Música Brasileira Popular da Universidade Federal da Paraíba | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
Construindo a si mesma como docente de música: recortes da trajetória de uma professora travesti | |
Yanaêh Vasconcelos Mota |
Gênero, interseccionalidade e pensamento crítico: uma pesquisa com egressas/os/es da Licenciatura em Música. | |
Vânia Beatriz MÜller, Yasmim Martins Frufrek, Vinicius Jario Pereira |
GTE 15 - História da Educação Musical
História da Educação Musical em Montes Claros-MG: um registro dos professores e das professoras de música atuantes nas escolas na primeira metade do século XX | |
Raiana Maciel do Carmo, Geraldo de Alencar Durães Filho |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .