GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
Piano em grupo na velhice: investigando novas possibilidades | |
Ana Maria Janunzzi de Salles, Carla Silva Reis, Hugo Coqueto, Hugo Renan Silva |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS | |
Luciana Prass, Bruno Silveira Cardoso |
Afrodiáspora e aprendizagem musical no Brasil: abordagens etnográficas para uma educação musical pluriepistêmica | |
Lucia Pompeu Campos |
Um modo de ensinar-e-aprender música na Folia de Reis | |
Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha |
GTE 3 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
A avaliação e a matriz curricular na Licenciatura em Música | |
Camile Tatiane de Oliveira Pinto, Rosane Cardoso de Araújo |
"Professor, tem prova de Música”? Uma reflexão sobre a avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio no Colégio XXXX | |
Pedro Henrique de Souza Borges, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Protagonismo Musical na Educação Infantil: Reflexões a partir de uma creche no município de Assis | |
Adriana Silveira Campanharo |
Olhares, gestos e sons: refletindo sobre uma educação dialógica em artes. | |
Pedro Dutra, Ligia Gonçalves Costa |
UM CALEIDOSCÓPIO DO ENSINO DE MÚSICA: métodos, estruturação, atuação profissional e experiências em cordas friccionadas | |
Vania MALAGUTTI, Cassia Virginia Coelho de Souza, Mary Hilary da Cruz Moreira, Nicole Reis, Eliel Neris Joaquim, Ainoã Santos Cruz |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
O ateliê musicobiográfico como dispositivo formativo na pesquisa (auto)biográfica com idosos | |
Lunara Pliny Cardoso |
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas | |
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Eu e minha cor na sala de aula: influências e confluências da questão étnico-racial na docência em Música | |
Alana da Silva Costa, Gabriela de Mello Machado, Lorena Patrício Sampaio, Melissa Bernardo Lima, Rosângela da Silva Carmo, Flavia Maria Chiara Candusso |
Educação Musical em Moçambique: diversidade musical e educação humanizadora na formação de professores de projetos sociais. | |
Ainoã Santos Cruz, Cássia Virgínia Coelho de Souza |
Eu e minha cor: racismos e branquitude na trajetória formativa de educadoras(es) musicais | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Antonio Mardson de Oliveira Silva, Lucas Barreto Oliveira, Mezac de Santana Gomes |
Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares | |
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes |
Eu e minha cor na música: a construção da identidade racial de educadoras(es) musicais | |
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Flavia Maria Chiara Candusso, Iara Canuto da Silva, Breno Domingos de Oliveira, Ivan Bastos de Araujo |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Aula de música na educação infantil: narrativas de professoras | |
Ana Ester Correia Madeira |
Crianças como atores socais e sujeitos de direitos: a importância da participação infantil na aula de música | |
Sarah Gervasio Nascimento de Oliveira, Sandra Mara da Cunha |
Aprendizagem Colaborativa entre professores de Musicalização Infantil no Centro de Musicalização Integrado da UFMG | |
Nathália Carneiro, Angelita Broock |
Experiências docentes na aprendizagem criativa em Música: aproximações com a abordagem pedagógica de Mitchel Resnick | |
Francisco Tacio de Oliveira Junior, Daffny Cristina Molina Lemes, Lucas Azevedo Cirino |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Motivação para a aprendizagem da leitura musical tradicional: um estudo com pianistas no contexto da música popular | |
Júlia Soares Alves, Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Gamificação nas aulas de música: uma proposta utilizando a ferramenta Chrome Music Lab | |
Gabriel Guimarães de Oliveira, Francine Kemmer Cernev |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola | |
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius Cardoso de Matos |
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves |
Mestrado Prof-Artes: da aula de música na escola para a pesquisa na universidade | |
Simone Marques Braga, Emília Silva Souza, Helenise Cruz Conceição, Ednaldo Rodrigues Santos |
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio | |
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE |
PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC | |
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
Uma análise sobre a situação do ensino de música nas escolas da rede pública municipal de Salvador na perspectiva da educação inclusiva | |
Alana da Silva Costa |
Musicalização com mães de crianças autistas: um relato de experiência em um Projeto Social | |
Gabryelle de Lima Pereira, Edineia Cardoso de Jesus Dias, Lenilce da Silva Reis Santana, Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos |
PROTÓTIPO DE COLETE PARA ESTUDANTES DE VIOLINO E VIOLA: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. | |
Áureo Deo DeFreitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Adriano Prazeres de Miranda, Arlindo Alves de Aguiar Júnior |
MUSIN: um projeto sobre música e ensino inclusivo na rede básica. | |
Pamella Carneiro Silva, Ana Claudia de Melo Siqueira, Aurigena da Silva Lorenço, Bárbara Costa e Silva, Ila Lewtchuk, Vitória Karollyne da Silva Rufino |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Curricularização na licenciatura em música e a contribuição do projeto CEM | |
Igor Hemerson Coimbra Rocha, João Fortunato Soares de Quadros Júnior |
Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins |
A “Era de Ouro”: um relato de experiência no ensino e aprendizagem da flauta doce e da música do século XVI | |
Paula Andrade Callegari |
A formação do professor de ukulele no Brasil: uma breve análise | |
João Daniel Cardoso da Costa, João Miguel Bellard Freire |
Simpósio Laboratório de Musicalidades | |
Luciane da Costa Cuervo, Felipe KIRST ADAMI |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
Masculinidades e feminilidades vocais e a constituição de uma estética vocal dos gêneros | |
Bruno Caldeira |
GTE 15 - História da Educação Musical
Com notas e formas: o surgimento e contribuição do sistema shape-note na educação musical da Nova Inglaterra. | |
Lucas Cecim |
Caderno de planejamento: testemunho da prática docente de uma professora de música no Estado da Guanabara em 1970. | |
Vanessa Weber de Castro |
Um olhar sobre a música no livro didático de Arte | |
Rossana Meirelles Cavallini, Rossana Meirelles Cavallini |
“ Campos do Laguinho”: Apontamentos sobre o Carnaval amapaense e a formação docente | |
raisa ribeiro souza, ALBERT SOUSA CORDEIRO |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
Todos nascemos sem voz e o resto é drag: subversões de gênero provocadas por performances vocais de drag queens cantoras | |
Bruno Caldeira |
Alterações Vocais em Professores: Impactos na Saúde e no Desempenho Profissional | |
Dallyane Drielle de Lima Carvalho |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .