GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
Teclado como instrumento musicalizador para crianças de 2 a 5 anos e psicomotricidade: um relato de experiência | |
MICHELLY DA PENHA OLIVA SANTOS, MURILO FERREIRA VELHO DE ARRUDA |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
Aprendizagem Situada no Quilombo De Justinópolis: Cantos, Sonoridades, Instrumentos, Gestos e Danças | |
Sônia Cristina de Assis |
Desenvolvimento profissional do professor em comunidade virtual: uma pesquisa etnográfica online | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Materiais, métodos e processos de ensino-aprendizagem de flauta transversal nos Conservatórios Mineiros | |
Nara Zamagno Pinheiro, Patricia Michelini Aguilar |
A Formação Musical do Músico Atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da primeira fase da pesquisa | |
Maria Odília de Quadros Pimentel, Larissa Braga Andrade, Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Hildeberto Arcanjo Filho |
GTE 3 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
As avaliações internacionais em larga escala e suas repercussões para o ensino de música na educação básica no Brasil | |
Fernanda Gomes de Amorim |
A escuta de crianças nas avaliações em música: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Jason Desiderio Bezerra, Fernanda Gomes de Amorim |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Projeto Abrigo na Arte - Música com Valores Humanos: práticas de educação musical em interface com o Programa VIVE | |
Luiz Henrique da Silva Alexandre |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Movimento (auto)biográfico da Educação Musical no Brasil: análise de artigos científicos | |
Marcos Francisco Maciel, Jéssica de Almeida |
OS SAXOFONISTAS DO AXÉ MUSIC: TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ARTÍSTICA. | |
Franklin Jose Barreto Araújo |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Pensamento Decolonial e Educação Musical como temática emergente nas publicações da Revista da ABEM | |
Mayara Araujo Amaral |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Shinichi Suzuki: compreendendo uma visão filosófica sobre a musicalização infantil | |
Gabrielle Alvarenga, Fernando Stanzione Galizia |
Música na Educação Infantil: uma pesquisa nos documentos orientadores municipais do Vale do Caí/RS | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Leonardo Giongo, Luisa Silva de Azevedo, Sabrina da Silva Santos |
Curso de Iniciação Artística da EMUFRN: o ensino de música para crianças e as adaptações para o ensino remoto | |
Maria Edivânia de Jesus Almeida, Elioenay Geisa Leite de Oliveira Costa |
[Comunicação] O ENSINO DO CANTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA COM BASE NA FISIOLOGIA DA VOZ | |
Viviane Alves Kubo, Lyandra Melgarejo Seffrin |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Habilidades socioemocionais em estudantes de flauta doce: um relato prospectivo | |
Cristal Angélica Velloso, Guilherme Alves Delmolin de Oliveira, Patricia Michelini Aguilar |
Música e linguagem verbal: aspectos cognitivos para uma educação musical significativa | |
Maria Luiza Santos Barbosa, Sayonara Oliveira Almeida, Daniel Petson Silva |
O processo de formação do cantor e o ensino de canto: breve discussão | |
Paula Cristina Arrais Dias |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Experiências Maker Musicais - online / in locuo | |
Daniel Schnitman, Gabriel Altali |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Desenvolvimento Profissional do Professor de Música da Educação Básica: identidade e conhecimento docente | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
A Música como função de Comunicação e Interação Social de Pessoas com Paralisia Cerebral | |
Murilo Alves Alves Ferraz |
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola | |
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius Cardoso de Matos |
Professores de música e BNCC: práticas curriculares | |
Olga Alves de Oliveira, Silvia Sobreira |
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves |
CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA: Uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral | |
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos |
Currículo e Educação Musical: uma revisão bibliográfica | |
Sr. Bruno Abramovic, Sr. Fernando Stanzione Galizia |
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
Política de ações afirmativas para a inclusão de pessoas com deficiência na Arte: relato de experiência | |
Carlo Rosa Arruda, Karla Cremonez Vieira, Lisbeth Soares |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Fontes históricas na prática de formação na LEdoC: diálogos entre instrumentos musicais e poemas | |
Mara Pereira da SILVA, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
O “aluno de sucesso” na Licenciatura em Música: um estudo das percepções dos estudantes | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Silvana de Souza Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Edmar Cassimiro Pedro |
Fatores de influência no ensino da percepção musical: uma revisão de literatura | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Igor Hemerson Coimbra, Bárbara Luiza Alves Pereira, Fernanda Sampaio de Almeida, Raíssa Anastásia de Souza Melo, Nádia Terezinha Leocádio Campo, Dallyane Drielle de Lima Carvalho, Lívia Helen Martins |
Jogo e educação musical: uma revisão de literatura | |
Sara Caroline Cesar da Silva Araujo, Italo Fernandes da Silva, Leonardo da Silveira Borne |
Percussão brasileira para uma pedagogia brincante: um projeto de extensão em tempos de pandemia. | |
Lilia do Amaral Manfrinato Justi, Edgar Albertão Araújo, Rogério Vieira Telles, Déva Peixoto Nucci |
Simpósio Laboratório de Musicalidades | |
Luciane da Costa Cuervo, Felipe KIRST ADAMI |
GTE 15 - História da Educação Musical
A articulação das categorias trabalho assalariado, iluminismo e romantismo no estudo da institucionalização da educação musical no Brasil Império | |
Thiago Xavier de Abreu |
Das boas-vindas ao Imperador ao Hinário Sergipano: as práticas musicais em Instituições Escolares Sergipanas | |
Kadja Emanuelle Araujo, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
Ação Social Através da Música e dimensões sociológicas da aprendizagem musical no Projeto Social Ilha de Música | |
Andersonn Henrique Araújo, Erinaldo Silva |
O estado de motivação dos integrantes das bandas de música municipais de Barro e Mauriti. | |
Caio Francys Alves Nonato |
Música no contexto religioso: processos de ensino e aprendizagem em espaços e situações de práticas musicais | |
Fabíola Santos De Araújo, klesia Garcia Andrade |
Baque Téo Cantares: uma prática de canto coletivo na escola | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lygia Aguirre Azambuja, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maria Paula da Rosa Gonçalves |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .