Última alteração: 2024-10-15
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma tentativa em estabelecer um diálogo entre pesquisas sobre música e gênero em contextos de ensino formal. Tomando como base o estudo de XXXXX, procura-se identificar os possíveis avanços e permanências sobre a temática gênero e música nas pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico brasileiro. Por meio de uma breve revisão da literatura sobre o tema, foram discutidas aproximações e tensionamentos entre as pesquisas sobre música, gênero e sexualidade no ensino superior (Oliveira, 2022; Mota, 2023); gênero na formação de professores de música (Siedlecki, 2016; Wienning, 2018; Müller, 2021) e gênero na aula de música na educação básica (XXXXX, Azevedo, 2020). Dentre os principais avanços sobre a temática, destaca-se a presença de pessoas LGBTQI+ como protagonistas dos estudos acerca da formação e atuação de professores em espaços de ensino de música, e a consequente discussão sobre sexualidade nas pesquisas sobre gênero e educação musical. Dentre as permanências, percebe-se a divisão binária nas escolhas dos instrumentos, repertórios e práticas musicais de meninos e meninas na aula de música da educação básica. Para dar continuidade ao diálogo proposto neste artigo, sugere-se a reflexão sobre a produção acadêmica acerca da temática gênero, sexualidade e educação musical, bem como, a replicação de pesquisas já realizadas para a sistematização dos avanços e permanências das relações de gênero e ensino de música em espaços de educação formal.