Última alteração: 2024-10-28
Resumo
A pesquisa pretende investigar a formação dos profissionais que atuam na educação musical nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas quatro cidades mais populosas do Espírito Santo. Com base na legislação vigente e na trajetória da educação musical no Brasil, serão analisadas as ações governamentais que visaram a inserção e o fortalecimento da música nas escolas, destacando a Lei 13.278/16 que estabelece diretrizes para o ensino de Artes, reconhecendo a música como uma das quatro linguagens artísticas integradas como conteúdo no currículo escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolve a coleta de dados através de questionários entregues às Secretarias Municipais de Educação. A análise dos dados coletados visa identificar a formação dos profissionais que atuam na educação musical e as oportunidades de melhoria que possam contribuir para um ensino musical de qualidade nas Instituições Municipais de Ensino Fundamental Anos Iniciais, em conformidade com as diretrizes estabelecidas.
Palavras-chave: Educação Musical Escolar, Formação Inicial, Escolas Municipais.