ABEM, XV ENCONTRO REGIONAL SUDESTES DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Ensino-aprendizagem de composição musical na escola: uma análise do livro Minds on music – composition for creative and critical thinking, de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009)
Bruno Gustavo Damasceno Costa, Lilia Neves Gonçalves

Última alteração: 2024-10-28

Resumo


Este trabalho tem como objetivo desvelar a proposta pedagógica do ensino-aprendizagem da composição musical presente no livro "Minds on Music: Composition for Creative and Critical Thinking" de Michelle Kaschub e Janice Smith (2009), voltado para a educação básica. Os objetivos específicos incluem identificar as concepções e fundamentos pedagógicos do ensino de composição no livro, apresentar os conteúdos musicais e os critérios de seleção das autoras, destacar estratégias pedagógicas e expor as perspectivas educacionais das autoras sobre ensino-aprendizagem e composição musical na escola. O livro analisado é destinado a professores de música e, neste trabalho, é tomado como fonte de pesquisa que reflete uma visão de mundo e faz parte da cultura escolar, conforme abordado por autores como Choppin (2002), Escolano Benito (2012), Gatti Júnior (1997), Lima (2012), Jusamara Souza (1997), Tourinho (1995) e Gonçalves e Costa (1998). Através da análise do livro "Minds on music" foi possível acessar sua proposta pedagógica, os conteúdos abordados e os critérios de seleção dos conteúdos músico-composicionais adotados pelas autoras. Com base nessa análise, foram selecionadas e organizadas estratégias, propostas pelas autoras, para o ensino da composição musical, fornecendo orientações teóricas e práticas para educadores musicais interessados em promover uma abordagem criativa da composição musical na educação básica.

Texto completo: PDF