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Marcas de resistência e redes de sociabilidade no I Simpósio de Educação Musical do CNCO em 1966
Última alteração: 2024-10-16
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal demonstrar o movimento de resistência do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO) e a tentativa de demarcação de seu espaço por meio do reforço de suas redes de sociabilidade durante a realização do I Simpósio de Educação Musical promovido em junho de 1966. O referencial teórico apoia-se nos estudos da história das disciplinas escolares de Antonio Viñao, e no conceito de redes de sociabilidade de Jean-François Sirinelli. A metodologia utilizada foi da pesquisa bibliográfica e documental. A principal fonte documental foi o “Relatório de Atividades do CNCO em 1966”. A análise da parte referente ao Simpósio neste relatório nos permite constatar que o CNCO buscou, na reunião de pessoas relacionadas aos diferentes órgãos do governo e aos conservatórios de outros Estados brasileiros, ou seja, a sua rede de sociabilidade, a força para manter o lugar do canto orfeônico/educação musical nos currículos brasileiros.
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