ABEM, XV ENCONTRO REGIONAL SUDESTES DA ABEM

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Formação de professores em educação musical na Região Sudeste: a pós-graduação como sustentabilidade da profissão
Monique Traverzim, Kallyne Kafuri Alves

Última alteração: 2024-10-21

Resumo


O trabalho focaliza o tema da formação de pedagogos na pós-graduação lato sensu em educação musical na Região Sudeste do Brasil. Parte da problemática acerca dos cursos de formação que possuem em seu público-alvo pedagogos. A partir disso, objetiva analisar o quantitativo de cursos presenciais lato sensu voltados a este público em universidades públicas. Utiliza metodologia quantitativa, que mapeia os cursos de pós-graduação em educação musical presenciais em universidades federais e estaduais situadas na região sudeste. Se fundamenta em bases teórico-metodológicas que zelam pela dialogia e valorização da educação libertária em comunidade (Freire, 2006) para analisar os processos formativos que circunscrevem este campo profissional de educadores musicais. Identifica que existem 12 programas de pós-graduação na região sudeste, voltados às artes ou música, porém, 10 são voltados exclusivamente a pessoas formadas em música e se concentram na modalidade Stricto Sensu. Dos 12 cursos, apenas um tem como público-alvo pedagogos na modalidade lato sensu e nenhum deles recebe professores formados em diferentes áreas, apenas formados em música. Conclui com a demanda por investigar o lugar formativo do profissional que trabalha com crianças no contexto de silenciamentos de espaços públicos que pensem a sustentabilidade da profissão em meio às demandas do trabalho docente com crianças.


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