Tamanho da fonte:
Métodos Ativos em Música em diálogo com as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências no ensino da música na escola regular
Última alteração: 2024-10-28
Resumo
A pesquisa em andamento tem o objetivo promover um diálogo entre métodos ativos em Música e as Metodologias Ativas no século XXI: confluências e divergências no ensino da música na escola regular com os métodos ativos em educação musical e as metodologias ativas de ensino que estão em evidência no século XXI. Tais reflexões têm como base a descrição de um relato de experiência sobre os planejamentos das aulas de música no ensino fundamental, com turmas dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, sobre o qual pude refletir sobre as metodologias propostas por autores da educação musical as metodologias ativas de ensino propostas no século XXI e as confluências e divergências entre ambas. Descrevo também como tenho unido ambas as metodologias dentro de um planejamento de aulas que contemplem o desejo da rede privada de ensino, dentro de práticas pedagógicas, descritas pelas metodologias ativas (MA’s) no contexto escolar, seguindo a proposta de autores da educação musical e as MA’s no século XXI. Assim relato como a influência direta e indireta dos métodos ativos em educação musical tem sido reformulado dentro das práticas pedagógicas no ensino regular.
Texto completo:
PDF