Última alteração: 2024-10-29
Resumo
O presente trabalho é um processo de construção de um caminho da revisão de bibliografia de um projeto de pesquisa em andamento, analisa as publicações sobre o ensino superior de música a distância, com foco nos anais, congressos e revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) entre 2013 a 2023. Portanto, foi realizado um mapeamento de publicações dos últimos 10 anos, destacando a escassez de trabalhos sobre a temática nos últimos 5 anos. Foram examinados 8 trabalhos dos anais dos encontros regionais da ABEM, 6 dos congressos nacionais e 5 artigos da Revista ABEM. A coleta de dados foi feita a partir das palavras-chave, dos resumos, títulos dos artigos, resenhas e/ou aspectos teórico-metodológicos. A análise revelou que os pesquisadores têm buscado entender o funcionamento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TDICs como ferramenta para fortalecer a área, além de ampliar as possibilidades de desenvolvimento da EaD através de meios virtuais. Observou-se que, embora os cursos superiores as distâncias, por sua vez, demonstram um crescimento significativo na última década no Brasil, uma vez que as pesquisas nessa área ainda são pouco desenvolvidas. Deste modo, o estudo conclui que é necessário fomentar pesquisas contínuas para consolidar e aprimorar a educação musical a distância, garantindo uma formação sólida e eficaz, e, assim, contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento do ensino superior de música a distância no Brasil.