ABEM, XV ENCONTRO REGIONAL SUDESTES DA ABEM

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O impacto do processo formativo do professor de música na garantia dos direitos dos estudantes surdos
Julia de Oliveira Bolina, Ana Carolina dos Santos Martins, Ana Roseli Paes dos Santos

Última alteração: 2024-10-26

Resumo


Esta pesquisa analisa e compara a prática educacional de duas educadoras musicais em relação ao ensino de pessoas surdas. Dessa maneira, objetiva-se debater acerca das ferramentas fornecidas pelas Instituições de Ensino Superior – IES aos professores de música, durante o seu processo formativo, no que tange a Educação Musical Especial – EME. Para isso, entrevistou-se essas educadoras, a fim de expor as adversidades enfrentadas nessa área e os métodos utilizados por elas para as superar. Com isso, a partir de seus relatos, juntamente a discussões promovidas por autores, como Audrei Gesser (2009), nota-se que, apesar de terem presente em suas grades as disciplinas “Educação Inclusiva” e “LIBRAS”, ambas demonstram apreensão com a possibilidade de receber um estudante surdo em sua sala de aula e apresentam, por vezes, falas que evidenciam o preconceito estrutural ainda existente na sociedade em relação à música e às pessoas surdas. Por conseguinte, esses pensamentos enraizados podem afetar direta ou indiretamente na permanência do estudante com surdez na sala de aula, o que vai contra às Leis que garantem a inclusão desses indivíduos. Sendo assim, ao observar que a prática se diferencia consideravelmente da teoria apresentada no ambiente acadêmico, é preciso que o educador busque a formação continuada e que os cidadãos exijam do poder público a melhora da grade curricular das IES de música.

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