Última alteração: 2024-10-30
Resumo
O artigo apresenta uma proposta de estudo de rítmica a partir da linguagem do tambor indiano Pakhawaj. A utilização das sílabas onomatopeicas dos tambores no estudo de rítmica é um sistema desenvolvido, há milênios, em diversas tradições musicais indianas, sendo a principal metodologia de ensino e prática para a grande maioria dos instrumentistas e cantores. Apresentando uma transcrição de textos coletados com o indiano Pt.[1] Manik Munde, mestre no tambor Pakhawaj, o artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado profissional em práticas musicais iniciada em 2023. O autor elabora a primeira parte do método proposto como produto do mestrado, contando sobre o contexto cultural do estudo de música na Índia a partir da vivência pessoal e relatando as aulas iniciais de Pakhawaj com o mestre Manik Munde com suas transcrições e desdobramentos de estudo. A presente publicação enumera alguns conceitos iniciais no estudo da rítmica indiana e da onomatopeia dos tambores; e apresenta uma metodologia na transcrição dos textos onomatopeicos do Pakhawaj para uma notação não convencional de fácil acesso para músicos e não músicos.
[1] Abreviatura de Pandit, título equivalente a um mestre.