ABEM, XV ENCONTRO REGIONAL SUDESTES DA ABEM

Tamanho da fonte: 
Gamificando o ensino de música: Uma proposta desplugada de gamificação para a educação básica.
Laís Adriane Martins Lamarão

Última alteração: 2024-10-28

Resumo


Gamificação é o processo de incorporação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, com o objetivo de engajar, motivar e influenciar o comportamento das pessoas. Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento e a implementação de uma proposta de gamificação desplugada para o ensino de música. Dessa forma, investigou-se as contribuições da gamificação no ensino de música para estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola de educação básica em Macapá-AP. A metodologia tem uma abordagem descritiva com uma perspectiva qualiquantitativa para analisar os efeitos das técnicas de gamificação na educação, através da pesquisa participante. Os resultados revelaram contribuições significativas, principalmente sobre conhecimentos de história da música, permitindo maior compreensão da diversidade musical. A gamificação demonstrou impacto positivo na retenção de conhecimento e na motivação dos estudantes. Verificou-se que estratégias com elementos de desafio, competição, feedback e abordagem prática foram eficazes em promover um ambiente de aprendizagem dinâmico. A integração da gamificação melhorou a experiência educacional dos alunos, estimulando o engajamento e o interesse no aprendizado de música, com potencial para refletir acerca de novas práticas educacionais para o ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica.

Texto completo: PDF