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Processos de ensino-aprendizagem musical: contribuições para a formação de professores de música
Última alteração: 2024-10-29
Resumo
Este trabalho tem como objetivo abordar os processos de ensino-aprendizagem de música – imitação, criação, audição e leitura [analógica, relativa e absoluta] – como conteúdo de uma disciplina do curso de Licenciatura em Música, da Escola de Música da Universidade xx xxxxxx xx xxxxx xxxxx. A partir de uma demanda de licenciandos, que pleiteavam ampliar seus conhecimentos sobre estratégias de ensino de música, direcionadas a alunos iniciantes, especialmente de instrumento, foi criada a disciplina Processos de Ensino-aprendizagem musical, que vigora na matriz curricular, há mais de dez anos. Este artigo apresenta as principais características de cada processo, fundamentando-se em propostas de importantes educadores musicais. Também são expostas algumas contribuições que a disciplina tem trazido para os estudantes, o que demonstra a relevância de se aprofundar nos estudos sobre os processos de ensino-aprendizagem musical e de se considerar que este conteúdo integre os currículos de formação de professores de música.
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