Última alteração: 2024-10-08
Resumo
Em busca de compartilhar uma experiência de pesquisa em interface com a extensão, realizada com crianças com deficiência, é que apresentamos o presente texto. Os objetivos da pesquisa foram investigar os processos educativos e o vínculo materno-infantil dessas crianças, decorrentes da realização de práticas artísticas e musicais com ênfase à música da compositora brasileira Kilza Setti. A metodologia constou de dois momentos: metodologia de intervenção e metodologia de pesquisa (em andamento). As intervenções, com base na pedagogia dialógica e transformadora do educador brasileiro Paulo Freire, se pautaram na potencialidade das crianças e não em suas limitações. Os resultados parciais mostraram que crianças com deficiência são potentes e capazes de interagir, aprender, cantar, recriar histórias, encenar personagens, brincar, dançar, movimentar-se, orientar-se. Na relação professor-aluno, o processo cuidar/educar mostrou-se muito interligado e dependente, o cuidar sobrepôs o educar. Nossa aposta é no processo de formação de professores/as, justamente porque crianças com deficiência também fazem arte!
Palavras-chave: crianças com deficiência, performance, Kilza Setti.