Última alteração: 2024-11-01
Resumo
Esta comunicação de pesquisa tem como objetivo revisitar uma dissertação de mestrado sobre a montagem e apresentação de um teatro musical em uma escola de educação básica xxx[1], em 2017, e examinar como as perspectivas das teorias do cotidiano fundamentaram as observações realizadas para o levantamento dos dados dessa pesquisa. Esta pesquisa marcou um momento dessa instituição em que a música na escola esteve muito presente e que os alunos dessa escola tinham oportunidade de vivenciar experiências musicais profundas e transformadoras. Hoje, muitas mudanças aconteceram, mas ainda assim os projetos, até então realizados, deixaram um legado e um exemplo importante do potencial da presença da música nessa escola. Pensar nas teorias sociológicas do cotidiano como ferramenta para a observação exemplificados nessa pesquisa é de importante para compreender essa abordagem como referência nos estudos da educação musical no campo sociológico. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o teatro musical no ambiente escolar, além de promover o conhecimento musical, propiciou e/ou potencializou relações que ultrapassam as questões musicais, sendo que a participação desses alunos criou vínculos de amizade, de pertencimento a um grupo. As teorias do cotidiano foram fundamentais para direcionar o olhar nas observações e analisar o contexto em sua complexidade, através dessa perspectiva diligente e elucidativa.
[1] Os xxx foi o recurso encontrado para omitir informações que poderiam identificar a autoria do trabalho.