Tamanho da fonte:
Criação como ferramenta viabilizadora de aprendizagem musical e técnico-vocal em aulas de canto para crianças
Última alteração: 2024-11-01
Resumo
Este trabalho é um relato de experiência que descreve o processo de criação de cinco canções, dentro de aulas individuais e particulares de canto, junto às minhas alunas de 06 a 12 anos de idade. Pensadas para operar como aquecimento musical, trabalhando necessidades técnicas individuais, a proposta de criação de exercícios e canções surgiu pela necessidade de tornar a aula de canto mais lúdica, interessante e animada, além de enriquecer a experiência musical delas. No campo da criação musical, o trabalho se ancora nos pensamentos de Dalcroze, de Paynter, de Schafer e de Swanwick. Conclui-se que, além de propiciar o trabalho técnico vocal, a composição, como processo, permite às crianças uma compreensão musical mais aprofundada. De outra forma, como produto, o estímulo à criação resulta em cinco aquecimentos vocais, representados por suas respectivas partituras.
Texto completo:
PDF