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Percepções docentes em torno do fenômeno da desafinação vocal em coros escolares
Última alteração: 2024-10-28
Resumo
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que investigou a percepção de dez professores de coros escolares em relação ao fenômeno da desafinação vocal, entre seus alunos. A produção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, após a provação do projeto pela Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A análise dos dados foi feita a partir de processos de codificação e de categorização, orientados pelos trabalhos de Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). Os resultados mostram que, apesar da falta de formação dos professores para lidar com o fenômeno da desafinação vocal, no contexto da Educação Básica, eles conseguem, em certa medida, compreender o fenômeno. Esse trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que investigou a percepção de dez professores de coros escolares em relação ao fenômeno da desafinação vocal, entre seus alunos. A produção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, após a provação do projeto pela Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A análise dos dados foi feita a partir de processos de codificação e de categorização, orientados pelos trabalhos de Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). Os resultados mostram que, apesar da falta de formação dos professores para lidar com o fenômeno da desafinação vocal, no contexto da Educação Básica, eles conseguem, em certa medida, compreender o fenômeno.
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