GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
Atividades lúdicas no ensino de piano para crianças: uma proposta de escolha e aplicação conscientes | |
Mariana Nascimento Bol da Silva |
Aplicação do Método Suzuki em uma aluna de piano com cegueira e rigidez em articulações: desafios e conquistas | |
Helenice Scapol Villar Rosa |
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DO PIANO (2011-2021), UM PERFIL DO INGRESSO | |
Ernesto Hartmann, Claudia Marques, Daniel Lemos Cerqueira, Ronal Silveira, Ana Maria Valentim Borges |
A obra para piano de Moema Craveiro Campos: possibilidades de utilização em aulas de pianistas iniciantes e intermediários | |
Fernando Vago Santana, Luciane Borges Xavier Gomes de Souza |
GTE02 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Avaliação em Música: reflexões a partir das concepções de dois (uas) educadores (as) musicais | |
Kadja Marluan da Silva |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
Técnicas de ensaio coral: uma revisão da relação de similaridade entre as abordagens de Robert Shaw e de Carlos Alberto Pinto Fonseca | |
Willsterman Sottani |
A Escuta Musical Ativa na Prática Coral | |
Mayra Ferreira Sobrinho, Doraneide Tosta de Santana Limeira |
O ensino de música, por meio do canto coral, orientado pelo Modelo C(L)A(S)P | |
Ulisses Azevedo Sousa |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
A educação musical na abordagem pedagógica de Maria Montessori: uma proposta de pesquisa | |
Ana Paula Martos Simão Sposito, Cássia Virgínia Coelho de Souza |
Humanização das relações na formação de professores de música por meio do ensino remoto | |
Mariana Barbosa Ament, Natália Búrigo Severino |
PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS EM UM CENTRO DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS | |
Jéferson Sousa Brito Ramires |
Educação musical na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins | |
Ana Roseli Paes dos Santos, Aparecida de Jesus Soares Pereira, Wilson Rogério dos Santos, Waldir Pereira da Silva |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Educação Musical e Unidocência: uma pesquisa-formação fundamentada na voz cantada, falada e narrada | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
“Em frente, marche!”: um estudo sobre as experiências afetivas e os atuais sentimentos de ex-integrantes de bandas marciais escolares | |
Rodrigo Lisboa Lisboa Silva |
Compreendendo o cerne da docência de música: conceitos operantes de uma pesquisa-formação com memoriais musicobiográficos | |
Lílson Pelegrine Simas |
“Um clarinete em metamorfose”: me refazendo e transformando minha prática docente. | |
Elismael Lourenço Dos Santos, Lucyanne de Melo Afonso, Jackson Colares da Silva |
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música | |
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
A formação de instrumentistas em espaço alternativo: um estudo de caso na Associação Musical Integração da Assembleia de Deus em Almeirim/PA | |
Mayara Patricia de Souza Freitas, Ana Paula Silva Da Silva Amaral |
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro e o desenvolvimento da Educação Musical - uma pesquisa documental | |
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Guilherme da Silva Ramos |
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
A Edu(comuni)cação Musical: resultados de uma nova prática pedagógica baseada na inter-relação entre Educação Musical Crítica e Educomunicação | |
Eduardo Assad Sahão |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Vinhetas musicais na escola: tempos e espaços da música na rotina escolar, pelo olhar das professoras e das crianças | |
Amanda Linhares Mendonça, Luiz Fernando Soczek, Rodrigo Amaral Canozi, Tiago Madalozzo |
Uma busca pela correlação do ensino do violino para crianças com a musicalização | |
Ezequiel Francisco Sieba |
Reflexões sobre o brincar na prática musicalizadora | |
Isaac Luiz de Souza Santos |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Aprendizagem musical e suas interfaces: uma revisão de literatura. | |
Vitória Talyta Souza Damasceno |
Narrativas de aulas de música na escola: relações entre afetividade, cognição e aprendizagem musical de crianças | |
Andrea Matias Queiroz, Renato Tocantins Sampaio |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Relato de experiência de um curso de capacitação para docentes: diálogos entre a Licenciatura em Música da UFCA e as redes públicas de ensino | |
Carlos Renato de Lima Brito, Francisco Felipe Tavares de Sousa, Miquéias Felipe da Silva, Eliane de Lima Marques, Antônio Chagas Neto |
Ensino de Música na Educação básica em tempos de pandemia: Um relato de experiência. | |
Kadja Marluan da Silva, Nágila Lemos Batista |
Pedro e o Lobo: Um elo entre interartes e Educação Básica | |
Geraldo Henrique Tadeu Santos Teixeira, Alexandre Siqueira de Freitas |
MÚSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PRÁTICAS CULTURAIS ÀS VIVÊNCIAS SENSÍVEIS | |
Manoel Sampaio Schiavi |
Sentidos da Música no Novo Ensino Médio: um estudo de caso realizado na Escola Estadual Governador Milton Campos | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Helena Lopes da Silva |
Educação Musical Escolar no contexto do ensino emergencial remoto: um relato de experiência | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS |
Aulas de música em tempos de pandemia: relato de duas experiências em escolas de Educação Básica nas cidades de Brasília/DF e Belo Horizonte/MG | |
Andrea Matias Queiroz, Thiago Amaral Santos, Renato Tocantins Sampaio |
MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA DISCIPLINA ELETIVA M&M | |
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho |
A motivação dos alunos para a prática da flauta doce: uma perspectiva metodológica para a Educação Básica | |
Dionathan Gonçalves da Silva, Fernanda Anders |
GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo
O acesso de estudantes com deficiência em Instituições de Ensino Superior em Música: uma análise de editais de seleção, a partir da lei de cotas | |
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck |
APLICATIVOS MOBILE PARA AUXILIAR GRADUANDOS DE MÚSICA COM PRIVAÇÃO SENSORIAL, INTELECTUAL E MOTORA NA ESCRITA DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Estado da Técnica | |
Társilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo Defreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota |
Em busca por Estratégias Pedagógicas Inclusivas: pesquisas na área. | |
Rosinalva Fernandes dos Santos, Matheus Silva Menezes, Simone Marques Braga |
Uma Cantata de Natal Diferente: Relato de experiência sobre uma primeira experiência com um aluno autista severo num contexto escolar | |
THIAGO AMARAL SANTOS |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Formação de bandas online na perspectiva dos professores de uma instituição federal de ensino, pesquisa e extensão | |
Hugo Leonardo Guimarães Souza, Gustavo Aguiar Malafaia de Araújo, Tiago Varella Negreiros, Juliana Rocha de Faria Silva |
Ensino coletivo de violão e teoria musical na modalidade remoto emergencial: um relato de experiência no PIPBEX | |
Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti |
Aulas de piano para crianças de forma remota: apontando caminhos | |
Neander Cândido Silva, Maria Betânia Parizzi Fonseca |
Música e tecnologia no ensino do piano, (quase) um estudo de caso com o uso do aplicativo Shared Piano da Chrome Music Labs | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Marilia Chaves Silveira, Luciana Hamond |
GTE15 - Ensino Instrumental
Pedagogia para a formação de Clarinetistas: desenvolvendo habilidades no ensino da respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE) | |
Epitácio Rodrigues e Silva |
O USO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO ENSINO DA CLARINETA NA ATUALIDADE BRASILEIRA | |
Jessica Gubert Silva, Luís Antônio Eugênio Afonso Montanha |
A importância pedagógica, social e artística dos corais de trombones nas universidades brasileiras | |
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva |
As Competências Socioemocionais e a Educação Musical em Bandas de Música no Século XXI | |
Anderson Nascimento Silva |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
WhatsApp e o ensino remoto emergencial de música: relatos e reflexões sobre uma prática de estágio supervisionado na Educação Básica | |
Gutenberg de Lima Marques, Carla Pereira dos Santos |
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E O ENSINO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL | |
Muriely de Carvalho Gonçalves, Gabriele Cristina Zapichuka, Bruna Salvador, Karolina das Graças Ukoski |
A Resolução CNE/CP 02/2019: a formação docente sob risco | |
Silvia Sobreira, Alba Janes Santos Lima |
Produção textual coletiva na formação de professores/as de música em tempos de pandemia: reflexões a partir de uma experiência discente na Licenciatura em Música da UFRN | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Iatagam Ribeiro Rodrigues, Janaína Braga Leite, André José dos Santos, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Émerson da Silva Lima, João Paulo Silva Sousa, Samira Rodrigues dos Santos, Vic Souza |
O PODCAST COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MÚSICA | |
Allan Santos |
Mapeamento das Habilidades Musicais Desenvolvidas na ação Extensionista “JAM na UEFS” | |
Paulo Roberto Simões Torres |
Grupos de pesquisa e ferramentas digitais: caminhos possíveis para a formação de professores de música | |
Simone Marques Braga, Mônica Cajazeira Vasconcelos, Helenise Cruz Conceição, Emília Silva Souza |
Formação de música para professores de arte da educação infantil da cidade de Ceará Mirim RN: musicalizando para musicalizar | |
José Simião Severo |
Perfil e Formação de professores de Música em Sobral-CE: um Survey com egressos do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará | |
José Uélito Souza Filho, Wellington Freitas Viana |
A perspectiva de educadores musicais em formação sobre o Programa Residência Pedagógica | |
Débora Santos Porta Calefi Pereira, Cássia Virgínia Coelho de Souza |
O estágio supervisionado sob a ótica do orientador: reflexões em tempos de pandemia | |
Vivian Agnolo Madalozzo, Ana Caroline Sepp, Geovanna Pinheiro |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Recursos, interações e desafios do projeto de extensão “Baque do Pampa” no período das Atividades de Ensino Remoto Emergenciais (AEREs) da UNIPAMPA | |
Luana Zambiazzi dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Fernanda Pires Matos Correa |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
“Como um peixe fora d’água”: Narrativa de um estudante trans não-binário no curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Jo Muniz da Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota |
GTE19 - História da Educação Musical
Sobre escolhas curriculares: uma investigação em um conservatório | |
Nayane Nazaré Silva de Macedo |
Uma pesquisa com presidentes da ABEM: histórias bibliográficas e narradas | |
Ivan Carlos Schwan, Cláudia Ribeiro Bellochio |
GTE21 - Pedagogias da Música Popular
Propostas pedagógicas de Lucy Green como suporte para o ensino de música popular em contextos de aulas de instrumento | |
José Simião Severo, Mário Adimir Patreze Junior |
GTE22 - Pedagogias Musicais latino-americanas: aberturas e insurgências
Pedagogias Musicais Abertas no contexto das políticas públicas: apontamentos sobre a formação docente latinoamericana a partir da Reforma Empresarial da Educação | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
A Educação Musical para as Relações Étnico-Raciais na formação inicial de professores(as) de Música: algumas reflexões preliminares | |
Valnei Souza Santos, Flávia Maria Chiara Candusso |
“Hip Hop e Negritude: o rap no reforço de identidades culturais afrodiaspóricas " | |
Djenane Vieira dos Santos Silva |
O Projeto “Vamos Tocar Samba" no Conservatório Estadual de Música "Haidée França Americano": Um relato de experiência | |
Amana da Veiga Santos |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
O ensino de música em projetos sociais em uma perspectiva interativa e cultural | |
Andersonn Henrique Araújo, Gilmar Santana |
Um estudo no Projeto Rodarte: reflexões sobre a inserção da música no contexto de um projeto social | |
Fabrício Vieira Souza, Adriana Bozzetto |
REDES DIGITAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE INSTRUMENTO MUSICAL: uma pesquisa em andamento. | |
Antonio Chagas Neto, Jusamara Souza |
Ensinando práticas vocais nas redes digitais e profissionalização de licenciandos: considerações sobre um projeto de pesquisa | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza |
Reflexões sobre uma educação musical abrangente a partir de um contexto sócio-orquestral | |
Leonardo da Silva Souza |
A Revista da ABEM e a presença da sociologia da educação musical (1992-2020) | |
Jusamara Souza, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Antônio Chagas Neto |
Reflexões sobre livros/manuais/materiais didáticos e a Educação Musical: um breve panorama sobre os estudos dos últimos 20 anos no Brasil | |
Karla Beatriz Soares Souza |
Parentalidade Musical: conhecendo a produção internacional em educação musical | |
Bruna Williena da Silva, Vania Malagutti Loth |
O SIGNIFICADO MUSICAL PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO RECANTO DAS EMAS – DISTRITO FEDERAL | |
Walter Sousa Silva |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .