GTE01 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
As Cirandinhas de Villa-Lobos a 7 vozes e a 14 mãos | |
Maria Betania Parizzi Fonseca, Stefanie Grace Freitas, Ana Beatriz Pinheiro Mendes, Aba Clara Borges Condé, Breno Parreira Araujo, Guilherme Hipólito Alves Costa, Laís Hirle Magalhães, Otávio Tavares Assis, Tiago Luiz Gonçalves |
Caminhos para o desenvolvimento da expressividade na iniciação ao piano: processos de ensino-aprendizagem e avaliação da performance no contexto de uma escola de música | |
Cheisa Rodrigues Goulart, Claudia Fernanda Deltrégia |
GTE02 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
Currículo de Música na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: Em debate | |
Noemi de Almeida Góes Teixeira, Anderson Carmo Carvalho, Eliete Vasconcelos Gonçalves |
GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
O MADRIGAL da UFBA - uma reflexão sobre a relevância deste grupo no cenário coral brasileiro | |
Rafael GARBUIO Garbuio, José Maurício Brandão |
O pianista acompanhador na prática coral | |
ANA LUCIA IARA GABORIM-MOREIRA, SHEILA RAMOS MACHADO DE ARARIPE |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
CRIAÇÃO MUSICAL COLETIVA COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO | |
Dra Galon, Dra Zenker Leme Joly |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Rede de formação docente: um projeto com narrativas pedagógicas e memórias de professores de música da educação básica | |
Tamar Genz Gaulke |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Ser musicista em espaços alternativos de formação musical: um estudo sobre tocar na Banda da Sociedade Musical Filarmônica Comercial e a representação feminina nestes espaços | |
Bianca Guerra Bioni, Regina Finck Schambeck |
Desenvolvimento de lideranças em integrantes de um Programa de Música na Bahia, Brasil. | |
André Felipe, Alexandre Guimarães |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Relações, afetividade e significações musicais dos bebês | |
Fernanda Peres Gilberti |
GTE11 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Representações mentais da mão direita em métodos de violino | |
Tasmim Alves Gregorim, Ricardo Dourado Freire |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Inter e transdisciplinaridade nas aulas de música no Ensino Médio | |
José luiz Domingues Gularte |
Música e interdisciplinaridade no ensino fundamental: relato de experiência como residente do Programa Residência Pedagógica/Núcleo Arte da Universidade Federal de Pelotas | |
Mileny Jouglard Gomes |
GTE13 - Ensino de música, inclusão e anticapacitismo
O processo de ensino-aprendizagem musical de estudantes com deficiência visual que não usam o Sistema Braille | |
ANDRÉA MENEZES DA COSTA GAMA |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Aulas de Música de Câmara: performance musical coletiva em tempos de distanciamento social | |
Marcos da Rosa Garcia |
Reflexões sobre aprendizagens musicais a partir de um processo colaborativo de produção de arranjos para piano e violoncelo durante a pandemia do covid19 | |
Priscila Matos Ferreira Gomes |
GTE15 - Ensino Instrumental
Criação musical nas aulas de violino: reflexões sobre ensino e aprendizagem | |
Thays Carmem Silva Guerra, Sara Caroline Cesar da Silva Araújo), Klesia Andrade |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
Educação Online durante a pandemia: superando o paradigma tradicional no Ensino Superior de Música | |
Fernando Stanzione Galizia |
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS E O ENSINO NA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL | |
Muriely de Carvalho Gonçalves, Gabriele Cristina Zapichuka, Bruna Salvador, Karolina das Graças Ukoski |
A construção dos saberes docentes na educação musical: estudos preliminares dos trabalhos produzidos nos últimos 10 anos no Brasil | |
Fernanda de Moura Estevão Peroba, Tarcísio Gomes Filho |
Estágio Supervisionado em Música na Pandemia: Prática e Reflexão | |
Anderson Gomes de Gois |
O estágio em Música no ensino híbrido: vivências e reflexões | |
Mariana Valentim Gonçalves |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Reflexões a partir de um exercício colaborativo na elaboração de um projeto pedagógico de curso superior de música | |
Samuel Pereira Lopes, Bruno Padilha Schultz Moreira, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos de Barros, André Eugênio de Queiroz Filho, Thiago Camargo Rojo Silva, Eduardo Cabrera Nali, Mariana Amaral dos Santos, Franklin Martins Bonafé, Julio Cesar Anselmo Possette |
Reflexões sobre as práticas musicais abordadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação em Flauta Transversal de Minas Gerais | |
Larissa da Costa Novo, Antônio Carlos Guimarães |
GTE18 - Gênero, sexualidade e interseccionalidades e/m Educação Musical
Como se forma uma flor: a formação musical de seis mulheres inseridas na cena rock de Natal-RN | |
Larissa Guedes dos Santos |
GTE19 - História da Educação Musical
O ensino de música em Manaus: instituições e professores de música do século XX (1900 a 1929) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Brenda Letícia Barbosa Gomes |
Mathias José Teixeira (1829-1909): o barão das instrução – a educação musical escolar, a profissão docente e um professor de música do século XIX | |
Gilberto Vieira Garcia |
GTE22 - Pedagogias Musicais latino-americanas: aberturas e insurgências
O funk como ferramenta pedagógica na sala de aula | |
Luis Gabril |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
A música na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo sobre intergeracionalidade na escola de educação básica | |
Jennifer Gonzaga, Lilia Neves Gonçalves |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .