GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
[Comunicação] O Jazz como via principal no ensino de piano popular: Desdobramentos e implicações. | |
Wendell Müller dos Santos Lima, Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
A Formação Musical do Músico Atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da primeira fase da pesquisa | |
Maria Odília de Quadros Pimentel, Larissa Braga Andrade, Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Hildeberto Arcanjo Filho |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Ensino Coletivo de Música e a Educação Humanizadora: o papel do professor | |
Douglas Henrique Lemes, Vânia Malagutti, Mary Hilary da Cruz Moreira, Matheus Simões Machado, Vanderlei dos Santos, Natali Mariane de Paula Ferreira |
Banda de Música e Cidadania Cultural | |
Agostinho Jorge de Lima |
Reflexões surgidas ao longo do estágio supervisionado de educação musical no ambiente hospitalar: inclusão, escutas, humanização e aprendizagens musicais | |
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres, Cáudia Maria Freitas Leal |
GTE 5 - Educação Musical e Pedagogia
Círculos de formação em Música: breve relato de experiência | |
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
Música(s) na(s) Escola(s): resistência e criação em rede | |
Dulcimarta Lemos Lino |
Corpo, voz e improvisação: elementos dialógicos nas propostas Barbatuques, Música do Cìrculo e Canto Coletivo Improvisado | PDF () |
Flávia Cristina Santos da Paz, Vivianne Aparecida Lopes |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas | |
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima |
Narrativas em educação musical na pesquisa (auto)biográfica | |
Mônica Luchese Marques, teresa Mateiro, Bárbara Trelha, Lionar Lavratti |
Cartografia Inicial das pesquisas (auto) biográficas em Educação Musical no Brasil em textos online | |
Rita de Cássia Domingues dos Santos, ÉRICA ANDREZA DOS SANTOS LIMA |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Musicalidade afro-religiosa em sala de aula | |
Diego Conto Lunelli |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Reflexões a partir da Abordagem PONTES em aulas de musicalização infantil | |
Silene Leão, Angelita Broock |
Curso de Iniciação Artística da EMUFRN: o ensino de música para crianças e as adaptações para o ensino remoto | |
Maria Edivânia de Jesus Almeida, Elioenay Geisa Leite de Oliveira Costa |
A importância das vivências musicais nos processos educacionais das práticas corais | |
Ana Carolina Martins, A Gabriela Dantas Lopes |
Experiências docentes na aprendizagem criativa em Música: aproximações com a abordagem pedagógica de Mitchel Resnick | |
Francisco Tacio de Oliveira Junior, Daffny Cristina Molina Lemes, Lucas Azevedo Cirino |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Sugestões de Debora Gurgel para o desenvolvimento da expertise de estudantes na prática do piano popular | |
João Gabriel Assunção Lima, Danilo Ramos |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Aurorinha Virtual: Desafios e resultados do ensino remoto emergencial no projeto interdisciplinar | |
Ibrantina Guedes de Carvalho Lopes, Melina Cordeiro Gama Lira |
A relação corpo/voz/movimento no ensino e aprendizagem do canto popular na modalidade online | |
Sarah Thamires Alves de Lima |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves |
Construção de instrumentos musicais alternativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de uma experiência no Residência Pedagógica | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Rodrigo da Silva |
Moralidades e políticas de formação em um contexto de ensino especializado de música | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Julia Ellen Sabino Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
MUSIN: um projeto sobre música e ensino inclusivo na rede básica. | |
Pamella Carneiro Silva, Ana Claudia de Melo Siqueira, Aurigena da Silva Lorenço, Bárbara Costa e Silva, Ila Lewtchuk, Vitória Karollyne da Silva Rufino |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares | |
Rafael Henrique dos Santos Leandro |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
Invisibilização da sexualidade no ensino de música: reflexões e provocações | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Kleyton Luan Felix de Souza, Pamella Carneiro Silva, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Aline Diana Medeiros Silva, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE 15 - História da Educação Musical
O ensino de guitarra elétrica no cenário artístico-cultural de X: apontamentos histórico-metodológicos a partir das perspectivas de alguns de seus principais protagonistas. | |
Arthur Marques do Nascimento, Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho, Robertson de Arruda Silva, Breno Felipe Lima de Sousa |
“Memória(s) de educadores musicais da Paraíba”: relato de experiência de um projeto de pesquisa em andamento | |
João Valter Ferreira Filho, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Jaqueline Rodrigues Lira, Wellyddna Paula Santos Pontes, Ana Beatriz Bezerra |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
A voz que canta precisa ser ouvida: impactos das práticas musicais de participantes do grupo de práticas vocais coletivas Baque do Pampa | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lúcia Helena Pereira Teixeira |
Trabalhar com canto on-line: análises preliminares da profissionalização em música na internet | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza |
Contribuições e perspectivas futuras do mestrado em educação musical: um estudo com egressos de programas de pós-graduação | |
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza |
Baque Téo Cantares: uma prática de canto coletivo na escola | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lygia Aguirre Azambuja, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maria Paula da Rosa Gonçalves |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .