GTE 1 - A pedagogia do piano em perspectiva: dimensões reflexivas e práticas
[Comunicação] O Jazz como via principal no ensino de piano popular: Desdobramentos e implicações. | |
Wendell Müller dos Santos Lima, Antônio Rafael Carvalho dos Santos |
GTE 2 - Abordagens etnográficas de modos de aprendizagem e de ensino musical
Como se faz repente? um estudo com cantadores da cidade de Paulistana - Piauí | PDF () |
Ana Raquel de Sousa, Matias Rodrigues da Silva, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues |
O(s) processo(s) de aprendizagem da sanfona em Sertânia-PE | |
Ítalo Fernandes Da Silva |
A guitarra no forró eletrônico da década de 1990: Uma breve discussão sobre o processo de aprendizagem de músicos populares | |
Iranildo Barreto de Melo |
Educação musical como possibilidade de salvaguardar a música da cultura popular | |
Ana Roseli Paes dos Santos, Wilson Rogério Dos Santos |
GTE 3 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
O Planejamento didático ferramenta de gestão para a avaliação da aprendizagem. | |
Kadja Marluan da Silva Nascimento |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Panorama do ensino e aprendizagem da Arte na Zona da Mata Mineira: reflexões sobre uma educação humanizadora no contexto do Novo Ensino Médio | |
Pedro Dutra, Mariana Galon |
[Comunicação] Uma pedagogia estética e relacional da música: dialogando com Nicolas Bourriaud | |
Mônica de Almeida Duarte |
Olhares, gestos e sons: refletindo sobre uma educação dialógica em artes. | |
Pedro Dutra, Ligia Gonçalves Costa |
Criançar a arte: artear a vida | |
Pedro Dutra, Érika Rohlfs Paiva |
Ensino de Música na Alcanorte: Aulas de Canto para uma comunidade abandonada pelas políticas públicas. | |
Brena Rocha Da Silva, Giann Mendes Ribeiro |
Ensino Coletivo de Música e a Educação Humanizadora: o papel do professor | |
Douglas Henrique Lemes, Vânia Malagutti, Mary Hilary da Cruz Moreira, Matheus Simões Machado, Vanderlei dos Santos, Natali Mariane de Paula Ferreira |
GTE 5 - Educação Musical e Pedagogia
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
O caminho do afeto transfixado por uma professora de música em formação, e lúpica. | |
Maria Madalena Souza Santos, Obadias de Oliveira Cunha |
Narrativas de professores de música em contexto religioso: um estudo a partir das concepções de ensino | |
Nayla Maria Gomes da Silva |
MODOS DE ENSINAR MÚSICA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTE DA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP | |
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena |
A construção da identidade docente do professor de música: reflexões a partir de relatos de três licenciandas | |
Mara Menezes Kroger, Hannah Tamires Lacerda Calero, Liliam Abílio Dantas, Rebeca de Oliveira Lima |
O legado de Padre José Maria Wisniewski para o Coral Mater Verbi: A música como ferramenta de rememoração e construção de relações musicais e (auto)biográficas | |
Jéssica Wisniewski Dias |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Eu e minha cor na sala de aula: influências e confluências da questão étnico-racial na docência em Música | |
Alana da Silva Costa, Gabriela de Mello Machado, Lorena Patrício Sampaio, Melissa Bernardo Lima, Rosângela da Silva Carmo, Flavia Maria Chiara Candusso |
Vanguarda Musical Negra na Cena Artística Abolicionista (1880-1882) | |
Marcia Carnaval de Oliveira, Celso Garcia de Araújo Ramalho, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Irapuan R. Santos |
Eu e minha cor: racismos e branquitude na trajetória formativa de educadoras(es) musicais | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Antonio Mardson de Oliveira Silva, Lucas Barreto Oliveira, Mezac de Santana Gomes |
Musicalidade e ancestralidade: a educação musical na memória oral do Ilê Asè Dana Dana | |
Aline Débora de Souza Silva, Zoraide Portela Silva |
Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares | |
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes |
Eu e minha cor na música: a construção da identidade racial de educadoras(es) musicais | |
Irma Ferreira Santos, Érica Campos de Paula, Flavia Maria Chiara Candusso, Iara Canuto da Silva, Breno Domingos de Oliveira, Ivan Bastos de Araujo |
Ensino Coletivo de Música: Por uma Educação Musical Colaborativa, Ética, Contextualizada e Antirracista | |
Reinaldo Santos de Oliveira Souza, João Miguel Bellard Freire |
Práticas decoloniais na musicalização infantil: reflexões a partir de relatos de duas estagiárias do curso de licenciatura em música | |
Mara Menezes Kroger, Gabriela Dalcom de Oliveira, Maiara de Jesus Guedes |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
O sonho da menina: Processo de criação musical coletiva na musicalização infantil | |
Larissa Fernanda da Silva Dias |
A música no processo de aquisição da fala de crianças de 0 a 3 anos | |
Fernanda Carolina Barbosa de Oliveira, Cristiane Abreu Migon |
Fundamentação Teórica para o Movimento e Expressão Corporal na Preparação Vocal do Coro Infantil | |
Alex Barbosa de Lima, Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira |
Curso de Musicalização Infantil da Unimontes: contribuições para a formação inicial docente dos/as integrantes do Grupo PET Artes Música | |
Thiago Martins de Menezes Costa, Keila Resende Costa, Max Sandro Dias Vieira, João Victor Santos Soares de Carvalho, Maria Odília de Quadros Pimentel |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Motivação para a aprendizagem da leitura musical tradicional: um estudo com pianistas no contexto da música popular | |
Júlia Soares Alves, Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Digitalização do acervo discográfico do Programa de Rádio Serelepe: uma forma de preservação | |
Alexandre Pereira De Paulo, Angelita Maria Vander Broock-Schultz, Jussara Rodrigues Fernandino |
Gamificação nas aulas de música: uma proposta utilizando a ferramenta Chrome Music Lab | |
Gabriel Guimarães de Oliveira, Francine Kemmer Cernev |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
O Ensino Médio e seus atuais desdobramentos curriculares no Projeto Bandas nas escolas do estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues |
A flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica no estado do Espírito Santo | |
Michele de Almeida Rosa Rodrigues, Marcelo Rodrigues de Oliveira |
Pibid-Música da UnB: atividades musicais para a escola | |
Emmily Garcia Dias, Arthur Corrêa Accioly, Davi Cavalcante de Castro, Janari Coelho, Jéssica de Almeida, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Plínio Carvalho Passos, Thaís Cardoso de Matos, Vinícius Cardoso de Matos |
Despifando a Música: construção de pífano no IFPI, Campus Pio IX | |
Ricardo Francisco dos Reis |
Pibid-Música da UnB: breve descrição de suas atividades | |
Lucas Ricardo Aguiar, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Davi Cavalcante de Castro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Jaqueline dos Santos Martins, Jéssica de Almeida, Liam Godoi Rosa Alves, Matheus Henrique Assunção Teixeira, Ricardo Leal Ferreira Filho |
Pibid-Música da UnB: impactos para a formação de licenciandos em música | |
Ricardo Leal Ferreira Filho, André Luís Teles Fonseca, Arthur Silva Borges Cordeiro, Douglas da Silva de Lima, Emmily Garcia Dias, Maria Katarina da Silva Macedo, Melissa Gonzaga Amorim, Liam Godoi Rosa Alves |
CONCERTO DIDÁTICO NA ESCOLA: Uma experiência de aprendizagem musical a partir da prática coral | |
Ervetton Carlos Araujo, Carla Pereira dos Santos |
OuverLab: Escuta Criativa no Ensino Médio | |
HELENA LOPES DA SILVA, ANDRESSA ZANETTE, JULIA CAMPOLINA, THALLYS JOSÉ RODRIGUES DE OLIVEIRA, RENATO SANTOS RODRIGUES, TAINÁ DUARTE |
Construção de instrumentos musicais alternativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato de uma experiência no Residência Pedagógica | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Rodrigo da Silva |
Estudo da história e cultura indígena nas aulas de Música: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Geovanna Vieira da Glória, Camila Echeverria Trindade |
Repertório latino-americano na Educação Básica: pistas iniciais para sua inclusão no planejamento da aula de Música | |
Glauber Resende Domingues, Glauber Resende Domingues |
Desafios no Ensino Médio: relato de experiência no programa residência pedagógica | |
Camila Echeverria Trindade, Geovanna Vieira da Glória |
PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC | |
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
Musicalização com mães de crianças autistas: um relato de experiência em um Projeto Social | |
Gabryelle de Lima Pereira, Edineia Cardoso de Jesus Dias, Lenilce da Silva Reis Santana, Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos |
PROTÓTIPO DE COLETE PARA ESTUDANTES DE VIOLINO E VIOLA: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. | |
Áureo Deo DeFreitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Adriano Prazeres de Miranda, Arlindo Alves de Aguiar Júnior |
Dispositivo para o Posicionamento dos Dedos de Pessoas com TEA no Arco do Violino, Viola e Violoncelo: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical | PDF PDF |
Áureo Déo DeFreitas Júnior, Jéssika Rodrigues da Silva, Douglas Rondon, Rafaela Alcantara Barata |
MUSIN: um projeto sobre música e ensino inclusivo na rede básica. | |
Pamella Carneiro Silva, Ana Claudia de Melo Siqueira, Aurigena da Silva Lorenço, Bárbara Costa e Silva, Ila Lewtchuk, Vitória Karollyne da Silva Rufino |
Uma Análise dos PPCs das Licenciaturas em Música das IES Públicas do Brasil entre 2022 e 2023 | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ana Roseli Paes dos Santos |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Caracterização e trajetórias de inserção profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2018 a 2022 | |
Giann Mendes Ribeiro, Anne Valeska Lopes Da Costa, Nicholas Vinicius Araújo Pinheiro, Brena Maria da Rocha Silva |
Estratégias didático-metodológicas no Componente Curricular Práticas Musicais Coletivas na Licenciatura em Música a Distância da UNEB | |
Elisama da Silva Gonçalves Santos, Desirée Johanna Mesquita Mayr, Solon Santana Manica, Carlos Eduardo Sueitt Garanhao, Aurélio Nogueira de Sousa |
Percussão brasileira para uma pedagogia brincante: um projeto de extensão em tempos de pandemia. | |
Lilia do Amaral Manfrinato Justi, Edgar Albertão Araújo, Rogério Vieira Telles, Déva Peixoto Nucci |
MúsicaS, no Plural! Testagem de um portal de ensino de Música que desafia preconceitos e discriminações | |
Renan Santiago de Sousa, Glauber Resende Domingues |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
Ô abre alas que elas podem reger: uma pesquisa sobre a inserção da mulher na função de regente de banda marcial no projeto de bandas na cidade de João Pessoa (PB) | |
Laizime da Silva Fontes |
Invisibilização da sexualidade no ensino de música: reflexões e provocações | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Kleyton Luan Felix de Souza, Pamella Carneiro Silva, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Aline Diana Medeiros Silva, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Mário André Wanderley Oliveira |
Representatividade não é o suficiente, mas importa: reflexões de/sobre mulheres violonistas, música e educação musical | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Beatriz Manaia Irineu, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE 15 - História da Educação Musical
Pelos Horizontes Musicais, Pedagógicos e Históricos de Maria Yeda Caddah | |
rodrigo alves de melo |
O ensino de guitarra elétrica no cenário artístico-cultural de X: apontamentos histórico-metodológicos a partir das perspectivas de alguns de seus principais protagonistas. | |
Arthur Marques do Nascimento, Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho, Robertson de Arruda Silva, Breno Felipe Lima de Sousa |
História da Educação Musical em Montes Claros-MG: um registro dos professores e das professoras de música atuantes nas escolas na primeira metade do século XX | |
Raiana Maciel do Carmo, Geraldo de Alencar Durães Filho |
Emmanuel Coêlho Maciel no contexto da formação musical e sua trajetória como educador musical | |
Samuel Mendonça Fagundes, Edite Maria Oliveira da Rocha, Arnon Savio Reis de Oliveira |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
Diversidade Cultural nos Currículos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez | |
Carmerindo Miranda de Souza Júnior |
A música militar e o processo educacional de formação de identidades no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas | |
Anderson Fellipe de Lima Farias |
Música no contexto religioso: processos de ensino e aprendizagem em espaços e situações de práticas musicais | |
Fabíola Santos De Araújo, klesia Garcia Andrade |
Baque Téo Cantares: uma prática de canto coletivo na escola | |
Ana Verusca Lauer dos Santos, Lygia Aguirre Azambuja, Lúcia Helena Pereira Teixeira, Maria Paula da Rosa Gonçalves |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .