GTE04 - Canto Coral: ensino, pesquisas e práticas em diferentes concepções e contextos
A Escuta Musical Ativa na Prática Coral | |
Mayra Ferreira Sobrinho, Doraneide Tosta de Santana Limeira |
O regente-professor de canto: reflexões sobre formação e atuação profissional | |
Luís Gustavo dos Santos Laureano, Angelo José Fernandes |
GTE06 - Educação Musical e Humanização
UM OLHAR SOBRE OS CONCEITOS DE CRIATIVIDADE TRADICIONAL E CRIATIVIDADE NOVA EM DOIS PERIÓDICOS BRASILEIROS | |
Vitor Lyra Biagioni, Mariana Galon da Silva |
Escutas no Ambiente Hospitalar: cenas de um estágio supervisionado em um Curso de Licenciatura em Música | |
Claudia Maria Freitas Leal, Maria Cecília De Araujo Rodrigues Torres, Lucia Helena Pereira Teixeira |
GTE07 - Educação Musical e Pedagogia
Educação Musical, Pedagogia e Estágio Supervisionado: encontros formativos e os ciclos dilemáticos | |
Daffny Cristina Molina Lemes |
Educação Musical e Pedagogia: 15 anos de pesquisas do grupo FAPEM | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
Palavra território: música e liberdade | |
Bianca Oliveira Cardoso, Dulcimarta Lemos Lino, Luciane Heinski |
GTE08 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Histórias de Vida através do Canto Coral – Os Canarinhos de Petrópolis e seus 80 anos de narrativas | |
Rodrigo Loos |
Saberes docentes e memórias afetivas de estagiários: narrativas (auto)biográficas | |
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa |
Pesquisa (auto)biográfica em educação musical: análise da construção do conhecimento em teses e dissertações | |
Ana Ester Correia Madeira, Mônica Luchese Marques, Silani Pedrollo, Teresa Mateiro |
Pesquisas (auto)biográficas: abordagens metodológicas na produção acadêmica em Educação Musical | |
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro, Mônica Luchese Marques, Ana Ester Correia Madeira |
Momentos de cinco histórias: aprender, estudar e ensinar música | |
Teresa Mateiro, Juan Carlos Pereira Salgado, Lionar Lavratti |
GTE09 - Educação Musical em Espaços Alternativos de formação
Forças políticas e ensino de música: refletindo sobre suscetibilidades da atuação de professores/as de música a partir do filme Orquestra dos Meninos | |
Nichole Pires de Souza Oliveira Lima, Ivandro Francisco dos Santos, Maria Edivânia de Jesus Almeida, José Wilson Lopes, Severina dos Ramos Bezerra, Max Anselmo Dantas, João Fabrício de Almeida Cardoso, Miguel Ricardo Moura da Silva, Débora Susã Pinto de Medeiros, Maria Isabel de Melo Dantas, José Marcos Gomes Barbosa, Alba Yung Sook Shin de Souza, Aline Diana Medeiros Silva, Alcilene Filgueira Do Nascimento, Lamarck França Ferreira, Felipe Oliveira Nunes |
Quiz PET Música: a gamificação como estratégia pedagógica para a aprendizagem musical | |
Doanny Lira, Judá Holanda Feitosa, Marcus Aurelius Batista Freire, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, Renata Lima Silva, José Robson Almeida |
GTE10 - Educação Musical na Infância
Vivências musicais envolvendo bebês e famílias: um relato de experiência | |
Ana Lucia Lutckmeier, Djeniffer Heinzmann Chassot, Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel |
O ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias do desenvolvimento infantil | |
Jaqueline Rodrigues Lira, João Valter Ferreira Filho |
GTE12 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Participação infantil na aula de música: crianças surdas e impactos nas trajetórias escolares | |
Sandra Mara da Cunha, Marcelo Lehmkuhl, Giovana Heloisa Lima |
GTE14 - Ensino e aprendizagem online de instrumentos musicais
Estrutura e organização do curso online de guitarra elétrica de Mateus Starling: especificidades e possibilidades didático-pedagógicas em educação musical online | |
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth |
GTE16 - Formação inicial e continuada de professores/as de música
A criatividade na prática pedagógica de professores de música atuantes na rede de educação básica de Natal/RN | |
Camila Luna |
A Resolução CNE/CP 02/2019: a formação docente sob risco | |
Silvia Sobreira, Alba Janes Santos Lima |
GTE17 - Formação musical, colonialidade e opções decoloniais
Perspectivas para a curricularização da extensão em cursos de graduação em música: reflexões a partir de uma experiência formativa | |
Bruno Padilha Schultz Moreira, André Eugênio de Queiroz Filho, Dayanderson Tayronne Neres Dantas, Jessica Maria Vicente Rocha, Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Malu Sabar Gomes Lins Santos Barros, Robson Oliveira de Lima, Samuel Pereira Lopes, Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
GTE23 - Relações Étnico-Raciais, perspectivas afrodiaspóricas e decolonialidade em Educação Musical
As culturas afro-brasileiras e africanas na formação dos professores e professoras de música | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino Almeida |
GTE24 - Sociologia da Educação Musical
Ensinando práticas vocais nas redes digitais e profissionalização de licenciandos: considerações sobre um projeto de pesquisa | |
Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Jusamara Souza |
A Revista da ABEM e a presença da sociologia da educação musical (1992-2020) | |
Jusamara Souza, Michelle Arype Girardi Lorenzetti, Antônio Chagas Neto |
Parentalidade Musical: conhecendo a produção internacional em educação musical | |
Bruna Williena da Silva, Vania Malagutti Loth |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .