GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
As concepções de infância: implicações para a Educação Musical | |
Anderson Carmo de Carvalho, Silvia Sobreira |
Instrumentos Para Revisão da Produção Científica em Educação Musical | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Geziel Rosa Eleres, Thonny Ricley da Silva |
Grupo Estudo Contemporâneos em Música: a inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de música | |
simone marques braga, Tais Dantas Silva, Claudia Elisiane Ferreira Santos, Fabricio Dalla Vecchia, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira |
Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida | |
Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada trazendo como perspectiva o pensamento decolonial | |
Valnei Souza Santos |
Reverberações de saberes na batucada de samba | |
Chico Santana |
Imaginário e Experiência: potencializadores na formação do professor de música | |
Ivan Carlos SCHWAN, Washington Nogueira de ABREU |
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Processos didáticos em uma atividade Orff-Schulwerk para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. | |
Cassiano Lima da Silveira Santos, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi |
ENSINO APRENDIZAGEM MUSICAL: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG | |
Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves |
Educação Musical e Flauta doce: analisando os aspectos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir de uma prática de estágio | |
Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sinésio Adolfo Fröder |
Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS | |
Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel |
Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá | |
Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral |
Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula | |
Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro |
O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém | |
Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva |
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 | |
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura |
Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise | |
Marcus Venicius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Pibid Música no Centro de Período de Tempo Integral ‘Ismael Silva de Jesus’- Goiânia | |
Aurélio Nogueira Sousa |
Funk e cultura popular em foco no PIBID | |
Marcos Santana Sales |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Adultos também se divertem: relatos de jogos musicais como recurso de aprendizagem para o ensino técnico-profissionalizante | |
Ediel Rocha de Sousa |
A Importância da Aprendizagem de um Instrumento Musical | |
Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Lucas Nascimento Braga Silva |
“É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado | |
Maura Penna, Susie Santos, Ana Luiza Pinto, Rodrigo Lisboa, Andréa Santos |
Arranjo coletivo: perspectivas sobre a prática criativa em Canto Coral | |
Ediel Rocha de Sousa, Guimely Melo dos Santos |
Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio | |
Augusto Schneider, Daniele Isabel Ertel |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Situação profissional de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU: um estudo sobre as atividades remuneradas na área de música | |
Juraci Alves Silva Neto, Cíntia Thais Morato |
Diversidade nos Cursos de Licenciatura em Música na Região Nordeste: Perspectivas, implicações e aplicações nos PPCs de três universidades | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Carla Pereira dos Santos, Luis Ricardo Silva Queiroz |
A reformulação dos PPC´s da Licenciatura e do Bacharelado em Música da UFCG: traços de uma experiência colaborativa | |
João Valter Ferreira Filho, Vladimir Silva |
Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Educação Musical e Educomunicação: possibilidades indicadas por pesquisa em andamento | |
Eduardo Assad Sahão |
Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre | |
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini |
O Ensino de Música Online: o uso da videoaula como ferramenta na educação musical | |
Thiago Alex Silva, Pamella Castro Rodrigues Campos |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos |
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular | |
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva |
Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 | |
Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho |
O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social | |
Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão |
Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar | PDF () |
Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho |
Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. | |
Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima |
Estratégias Didáticas para o Ensino de História da Música: relato de experiência em duas escolas públicas de ensino especializado em Belém | |
Sandra Ferreira Noronha, Brenda Karoline Costa Siqueira |
Flor de lótus: laboratório de estágio do curso de Licenciatura Plena em Música | |
Darleanne Silva Lacerda, Ritielly Silva Santos |
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino | PDF () |
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos |
Pedagogas em formação e suas autopercepções com relação à (des)afinação no canto | |
Silvia Garcia Sobreira, Maura Penna |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Expectativas de ingressantes comparadas às visões de veteranos de um curso de licenciatura em Música | |
Anke Waldbach Braga, Silvia Sobreira |
Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores | |
Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini |
O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá | |
Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .