GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Suzuki e flauta doce: compreendendo uma visão de professores | |
Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly |
GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Imaginário e Experiência: potencializadores na formação do professor de música | |
Ivan Carlos SCHWAN, Washington Nogueira de ABREU |
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 1.3 – História da educação musical
Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música | |
Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O currículo polivalente em Arte e a prática de professores de música em Várzea Grande - MT | |
Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo |
PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS | |
Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo |
Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 | |
Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura |
Afinação e seleção vocal em coros infantis do estado de Minas Gerais: uma pesquisa em andamento | |
Débora Andrade, Marcus Vinícius Medeiros Pereira |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste | |
Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
O papel do vínculo afetivo na aprendizagem de violão em uma Casa Lar: Estudo de caso | |
Adailson Araújo, Vladmir Agostini Cerqueira |
APRENDIZAGEM DE MÚSICOS-PRODUTORES EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO | |
Daniel Ramalho Alves |
O ensino da percussão na Orquestra Sustentável do PROPAZ-UFRA em Belém do Pará | |
Reinaldo Sousa Aires, RAFAEL SOUSA AIRES |
ILHA DE MÚSICA: um estudo sobre gestão e atuação do professor de música em um projeto social na Grande Natal | |
Sâmela Kerem Ramos Paulo, Júlio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Paulo Sergio de Menezes |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial | |
Juciane Araldi Beltrame, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, José Magnaldo de Moura Araújo |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
“Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. | |
Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima |
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos |
Prática Musical na Educação Musical Especial: a banda de música Baião de 2 | |
Flávio Gaio, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo |
A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular | |
Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva |
Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio | |
Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
[Comunicação] “Estágio Supervisionado 6: Espaço Escolar”: impressões e sensações pelo olhar do estagiário | |
rafael roncato de abreu, Thais Lobosque Aquino |
Métodos e técnicas da educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado | |
Luana Cardoso Gurjão, Renata de Oliveira Vieira, Wagner Lima Alonso, Jéssika Castro Rodrigues, Dione Colares de Souza |
Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino | PDF () |
Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos |
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO | |
ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, DANIEL RAMALHO ALVES |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores | |
Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .