GTE 3 - Avaliação em Música: concepções, práticas e perspectivas
"Professor, tem prova de Música”? Uma reflexão sobre a avaliação da disciplina Educação Musical no Ensino Médio no Colégio XXXX | |
Pedro Henrique de Souza Borges, Paulo Roberto de Oliveira Coutinho |
A escuta de crianças nas avaliações em música: um relato de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Jason Desiderio Bezerra, Fernanda Gomes de Amorim |
GTE 4 - Educação Musical e Humanização
Como a Educação Musical em Roraima está se (re)configurando após a imigração de professores/as venezuelanos/as? Uma revisão bibliográfica | |
Yalexis Yale Rondón Cassiani, Rafael Branquinho Abdala Norberto |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: criações e desafios do Ensino de Música no Conjunto Penal e no Colégio Paulo VI em Feira de Santana no contexto de ensino remoto | |
Vanessa Da Silva Batista |
GTE 5 - Educação Musical e Pedagogia
Música - Pedagogia - formação humana: potências na formação de professores | |
Cláudia Ribeiro Bellochio |
GTE 6 - Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica
Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas | |
Nágila L. Batista |
GTE 7 - Educação Musical e Relações Étnico-Raciais
Eu e minha cor na sala de aula: influências e confluências da questão étnico-racial na docência em Música | |
Alana da Silva Costa, Gabriela de Mello Machado, Lorena Patrício Sampaio, Melissa Bernardo Lima, Rosângela da Silva Carmo, Flavia Maria Chiara Candusso |
Eu e minha cor: racismos e branquitude na trajetória formativa de educadoras(es) musicais | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Antonio Mardson de Oliveira Silva, Lucas Barreto Oliveira, Mezac de Santana Gomes |
Músicas afrodiaspóricas e dos povos originários: um olhar sobre o currículo do curso de Licenciatura em Música do[NOME DA INSTITUIÇÃO]. | |
Camila Yasmine Magalhães, Matheus Henrique Barros |
GTE 8 - Educação Musical na Infância
Reflexões a partir da Abordagem PONTES em aulas de musicalização infantil | |
Silene Leão, Angelita Broock |
Aprendizagem Colaborativa entre professores de Musicalização Infantil no Centro de Musicalização Integrado da UFMG | |
Nathália Carneiro, Angelita Broock |
As vozes da infância: a autonomia infantil em uma atividade de criação musical digital colaborativa | |
de Tarso Maracajá Bezerra |
GTE 9 - Educação Musical, Psicologia Cognitiva e Habilidades Musicais
Música e linguagem verbal: aspectos cognitivos para uma educação musical significativa | |
Maria Luiza Santos Barbosa, Sayonara Oliveira Almeida, Daniel Petson Silva |
GTE 10 - Educação Musical, tecnologias e cultura participativa digital
Digitalização do acervo discográfico do Programa de Rádio Serelepe: uma forma de preservação | |
Alexandre Pereira De Paulo, Angelita Maria Vander Broock-Schultz, Jussara Rodrigues Fernandino |
A/r/tografia: arte, pesquisa e educação pela mobilização digital e comunitária de programa socioeducativo de Música e Educação: SONORISE | |
Joselaine Araújo Araújo Bezerra |
Contribuição para o ensino de música em ambientes digitais por meio de cursos online | |
Rodrigo Trigueiro Fagundes Belmont, Gutenberg de Lima Marques |
GTE 11 - Ensino de música nas escolas de educação básica
Música, Consciência e Educação: perspectivas interdisciplinares da música no contexto sociocultural | |
Wagi Soares Bueno de Camargo |
Mestrado Prof-Artes: da aula de música na escola para a pesquisa na universidade | |
Simone Marques Braga, Emília Silva Souza, Helenise Cruz Conceição, Ednaldo Rodrigues Santos |
Escutas de professores e produções musicais criativas de crianças em tempos de pandemia | |
Bárbara Ogleari, Viviane Beineke |
Práticas decoloniais no contexto escolar: lugar de construção | |
Elizandra Martins Miranda, Danieli Veronica Longo Benedetti |
O PIBID na escola e o Núcleo Música | |
Regiana Blank Wille, Rodrigo Xavier, Tatiane Reboredo, Luana Medina de Barros |
Um convite de samba: estudos sobre o carnaval nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Juliana Rigon Pedrini, Mônica Torres Bonatto, Fernanda Bulegon Gassen |
PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROPOSTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS À LUZ DA BNCC | |
Victória Marques Conceição, Vanessa da Silva Batista, Taís Dantas da Silva |
GTE 12 - Ensino de Música, inclusão e anticapacitismo
A educação musical na perspectiva inclusiva: reflexões sobre estudantes com TEA e as práticas em sala de aula | |
Daniela Barzotti Kohlrausch, Tasia Fernanda Wisch |
O Ser Humano Acima dos Números: A Perspectiva do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” | |
A Ana Carolina dos Santos Martins, A Ingride Miranda da Silva Narciso, A Julia de Oliveira Bolina |
Dispositivo para o Posicionamento dos Dedos de Pessoas com TEA no Arco do Violino, Viola e Violoncelo: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical | PDF PDF |
Áureo Déo DeFreitas Júnior, Jéssika Rodrigues da Silva, Douglas Rondon, Rafaela Alcantara Barata |
GTE 13 - Ensino Superior de Música
Currículo e práticas nos bacharelados em Violino e Viola: A questão do repertório durante os anos de 2020 e 2021. | |
Thayná Aline Bonacorsi Xavier |
A Construção da Identidade de Coro: relato sobre a formação de uma comunidade de prática musical híbrida | |
JEIMELY HEEP BORNHOLDT |
O “aluno de sucesso” na Licenciatura em Música: um estudo das percepções dos estudantes | |
Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Débora Andrade, Sara Paraguassú Santos do Vale, Silvana de Souza Pereira, Gabriela Nunes de Almeida, Edmar Cassimiro Pedro |
Websérie Feira de Música: da telinha da extensão para a pesquisa | |
Debora Rodrigues Britto, simone marques braga |
Educação a Distância na – e para – a Educação Musical: múltiplos olhares e contextos em um componente curricular | |
Renan Moretti Bertho, Alana Oliveira Magalhães, Eliene dos Santos Bergens, Mateus Nascimento Barbosa |
Desterritorização dos saberes: compreensões sobre a meta 12.7 do PNE para pensar a inserção curricular da extensão no ensino superior de música | |
Natália Búrigo Severino |
Jogo e educação musical: uma revisão de literatura | |
Sara Caroline Cesar da Silva Araujo, Italo Fernandes da Silva, Leonardo da Silveira Borne |
A formação do professor de ukulele no Brasil: uma breve análise | |
João Daniel Cardoso da Costa, João Miguel Bellard Freire |
GTE 14 - Gênero e sexualidade na Educação Musical
Invisibilização da sexualidade no ensino de música: reflexões e provocações | |
Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Kleyton Luan Felix de Souza, Pamella Carneiro Silva, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Aline Diana Medeiros Silva, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Mário André Wanderley Oliveira |
GTE 15 - História da Educação Musical
Um Panorama histórico do ensino de cordas friccionadas no estado do Acre: da Ong musicalizar aos dias de hoje | |
Nágila L. Batista |
“Memória(s) de educadores musicais da Paraíba”: relato de experiência de um projeto de pesquisa em andamento | |
João Valter Ferreira Filho, Maria Clara Ferreira Rodrigues, Jaqueline Rodrigues Lira, Wellyddna Paula Santos Pontes, Ana Beatriz Bezerra |
GTE 16 - Sociologia da Educação Musical
ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW COM STEP-SEQUENCER E PIANO-ROLL PARA CELULARES SMARTPHONE | |
Bruno da Silva Borges |
Ações músico-pedagógicas exclusivas para pessoas do gênero feminino: um estudo a partir da Sociologia da Educação Musical | |
Maria Amélia Benincá de Farias |
O projeto de extensão Pianos Abertos: experiências musicais conectando escolas e universidade | |
ADRIANA BOZZETTO |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .